Porque arranhão de gato coca?

Perguntado por: agil . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Sarna Notoédrica: também conhecida como a sarna dos gatos, é causada pelo ácaro Notoedres cati. Ela ataca a região da cabeça e pescoço. O sintoma mais claro é a coceira excessiva. Muitas vezes, o gato coça com tanta frequência, que causa lesões na pele.

Assim, uma mordidela ou arranhão que não cicatrize e cuja ferida esteja a piorar e/ou uma febre que não desapareça ao fim de dois dias (depois de um contacto deste tipo com um gato) são sinais de alerta que devem levar a pessoa a procurar ajuda médica.

Ao invés de utilizar uma bandagem, uma vez que a ferida esteja coberta com uma gaze, pode vestir o gato com roupa. Existem loções e pomadas que servem para aliviar a coceira das feridas nos felinos. São maioritariamente produtos anti-histamínicos ou com cortisona para diminuir a inflamação e reduzir a coceira e a dor.

Pomadas antibióticas “triplas” podem ser aplicadas às lesões três vezes por dia. Uma alternativa boa é a bacitracina, que será útil para pessoas que têm alergia às pomadas antibióticas “triplas”. Antibióticos orais não devem ser necessários para arranhões superficiais de gatos domésticos.

Seis dicas que podem ajudar a aliviar coceira da dermatite...

  • Colocar gelo ou água fria. Este pode parecer estranho, mas segurando um cubo de gelo ou água fria ajuda a reduzir a coceira e a queimação. ...
  • Aplique pressão. ...
  • Distração. ...
  • Loções. ...
  • Anti-histamínicos. ...
  • Óleo de coco.

A Bartonella Henselae é uma bactéria transmitida aos gatinhos através da saliva ou das fezes de pulgas contaminadas e quando eles nos arranham ou mordem essa bactéria pode passar para a nossa pele, provocando uma infecção e causando vermelhidão no local, febre e outras dores associadas à doença.

Um caroço vermelho e indolor surge no local da mordida ou arranhão de gato em aproximadamente três a dez dias. Geralmente, o caroço tem uma crosta e às vezes contém pus. Dentro de duas semanas (às vezes depois que o arranhão sarar), os linfonodos próximos incham e se tornam doloridos e cheios de pus.

O ferimento também pode ter natureza infecciosa caso as unhas do gato contenham o agente etiológico Bartonella henselae, a bactéria responsável pela Doença da arranhadura do gato (DAG).

Toda pessoa arranhada e mordida por animais mamíferos (cães, gatos, morcegos, raposas e etc.) deve imediatamente lavar o ferimento com água e sabão, desinfeta-lo com álcool iodado e dirigir-se ao posto de saúde mais próximo para tomar vacina (se necessário).

O contágio da sarna acontece através de contato direto com o ácaro ou com outros animais infectados. A transmissão também pode acontecer por meio de objetos usados por animais com sarna.

Lamber a ferida realmente ajuda no processo de cicatrização, pois estimula a vascularização tecidual e através das lambidas ocorre à cicatrização de dentro para fora devido à presença de uma substância (histatina) que é responsável por matar bactérias e acelerar a recuperação da pele machucada.

Feridas em gatos: como tratar?

  1. Lave bem a região, utilizando soro fisiológico e algodão;
  2. Seque o ferimento delicadamente;
  3. Se estiver sangrando, estanque o sangue utilizando panos secos;
  4. Busque ajuda de um veterinário.

O processo de normalização da pigmentação no local que foi ferido pode demorar uma média de 4 meses para se completar.

COMO É TRANSMITIDA? A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, do cão ou gato. É importante saber que nem toda mordida transmite a Raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva.

Agressividade por comportamento predatório mal direcionado
É muito comum em gatos filhotes, que foram separados precocemente da mãe e da ninhada ou que foram criados sozinhos. Brincar para o gato significa caçar, e exercer esse comportamento predatório é de extrema importância para o bem-estar felino.

Cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, concluíram que coçar ajuda a aliviar uma coceira ao bloquear a atividade em células nervosas da medula espinhal que transmitem a sensação ao cérebro.

A coceira na pele também pode ser causada por infecção por fungos, vírus ou bactérias, ou ser devido a doenças psicológicas, como a ansiedade ou depressão, por exemplo, podendo afetar uma parte específica do corpo ou o corpo todo.

Coceira no corpo que piora durante a noite pode ser escabiose, popularmente conhecida como "sarna". A coceira acomete principalmente abdômen, parte interna dos braços, áreas genitais e coxas. O rosto normalmente não coça, exceto quando a escabiose é em bebês.

Fui arranhada hj pela minha gata e ela não é vacinada devo tomar a vacina ? Olá! Sim, é interessante que você atualize a sua vacinação contra tétano (dupla adulto) o quanto anter. Se o animal não for vacinado contra raiva, é imperativo que você o faça imediatamente, com repetição anual para impedir a raiva felina.

Existe alguma margem de segurança para início da profilaxia? Se a vacina estiver indicada, deve ser dada o mais rápido possível mas pode ser feita até 72 horas da exposição. Se o soro estiver indicado, ele deve ser aplicado o mais rápido possível, antes da vacina e se não for, deve ser feito até 7 dias após o acidente.

A Raiva dos Herbívoros é uma doença causada por um vírus da família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus, SEMPRE FATAL. Acomete todos os mamíferos e silvestres, inclusive o HOMEM!