Porque Anúbis e preto?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

A cabeça de Anúbis era representada na cor preta, tom que simbolizava a decomposição do corpo na Terra e o seu renascimento em outra dimensão. A cor preta para os egípcios tinha relação direta com o solo fértil do rio Nilo.

Deus dos mortos, segundo a mitologia egípcia, Anúbis era considerado o inventor do embalsamento e estava associado à mumificação. O guardião dos túmulos e juiz dos mortos era representado iconograficamente como um animal da família dos Canídeos, ou sob a forma humana com cabeça de chacal.

Anúbis costurou o corpo de Osíris e o embalsamou. Depois disso, Osíris ressuscitou, mas não para habitar novamente o mundo dos vivos. Ele ressurgiu no submundo, tornando-se senhor do mundo dos mortos. Foi assim que Anúbis se tornou o primeiro embalsamador, conhecido no Antigo Egito como mestre da mumificação.

O MIBR derrotou a ENCE na Anubis e conseguiu forçar o mapa decisivo no jogo classificatório da ESL Pro League S18. O triunfo brasileiro quebra uma sequência de nove vitórias dos europeus no mapa.

Psicostasia é o nome atribuído a uma cena comum representada no Livro dos Mortos que retrata a cerimónia de pesagem do coração do defunto no tribunal da deusa Maat. Psicostasia. Livro dos Mortos de Ani, c. 1275 a.C.

A respeito do nascimento de Anúbis, existe um mito egípcio que narra esse acontecimento. O nascimento dele teria sido fruto de uma relação de Osíris e Néftis, deusa da noite. Ela tinha afeição por Osíris, por achá-lo muito bonito. Assim, ela se disfarçou de Ísis (esposa de Osíris) e deitou-se com esse deus.

Néftis teria se disfarçado de Ísis, esposa de Osíris, e mantido relações sexuais com ele. Dessa relação nasceu Anúbis, mas Néftis o abandonou. Isso porque Néftis temia que seu marido sentisse ciúmes pelo fato de ela ter engravidado de Osíris.

Hades

Hades é o deus grego do submundo, do reino dos mortos, e na mitologia romana, ele é chamado de Plutão. Também é chamado de deus da riqueza porque possui todos os metais preciosos do planeta. Reside e governa o lugar mais sombrio da Terra, para onde vão as almas dos mortos.

deus Hórus

O deus Hórus é o deus solar dos céus e um dos mais importantes da mitologia egípcia. A imagem de Hórus está associada ao firmamento, e portanto, ele representa a luz, o poder e a realeza.

Passo a passo para ritual a Anúbis

  1. Abra o círculo mágico no sentido horário. ...
  2. Acenda o incenso e depois a vela preta. ...
  3. Medite e sinta a presença do Deus Anúbis. ...
  4. Entregue a sua oferenda ao Deus Anúbis. ...
  5. Agradeça a presença do Deus Anúbis. ...
  6. Apague a vela e feche o círculo sentido anti-horário.

Resumo sobre Anúbis
Por volta de 2000 a.C., foi substituído por Osíris como o principal deus dos mortos. Permaneceu como o protetor dos túmulos e dos cemitérios. Guiava os mortos na vida após a morte e participava do Tribunal de Osíris.

Pela crença egípcia da época, o espirito de qualquer pessoa que morresse ia para a Sala das Duas Verdades, a versão egípcia do “ julgamento final” . Nessa sala, Anúbis, o deus egípcio dos mortos, colocava o coração do morto numa balança usando como contrapeso a pluma da Deusa Maat, que representava a justiça.

A pele do deus poderia ser verde ou negra, cores que os Egípcios associavam à fertilidade e ao renascimento. A representação de Osíris como um animal era rara.

Menés I

Essa primeira experiência política de traço mais centralizador atingiu seu ápice quando o rei do Alto Egito, Menés I, realizou o processo de unificação política que o transformou no primeiro faraó da história do Antigo Egito.

Os 25 nomes dos deuses egípcios. Geb, Nut, Shu, Tefnet, Amon, Rá, Anúbis, Bastet, Bes, Hapy, Hator, Hórus, Isis, Khepri, Khnum, Khonsu, Maat, Mont, Mut, Néftis, Osíris, Ptah, Seth, Sucos e Toth.

Na mitologia egípcia o deus Hórus é visto como o deus do céu, do sol nascente e mediador dos mundos. Filho dos deuses Ísis e Osíris, representa a luz, a realeza e o poder. Simbolizado por um homem com cabeça de falcão, o deus Hórus era encarregado de garantir o nascimento dos dias.

Conhecido como o guardião das escalas, era ele quem pesava o coração de um indivíduo para julgar se ele era digno ou não do reino dos mortos. Para isso, de acordo com o Livro dos Mortos, Anúbis colocava o coração de determinada pessoa de um lado da balança, enquanto uma pena fazia peso do outro lado.

A imagem das serpentes no Antigo Egito eram muito bem utilizadas pelos egípcios e principalmente pelos faraós. São considerados um amuleto de proteção, e possuidores de uma poderosa energia que é capaz de bloquear energias negativas de pessoas e ambientes.