Porque antidepressivo causa tremor?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Ou seja, esses remédios atuam elevando os níveis de serotonina e noradrenalina. A dopamina também apresenta um aumento, mas em quantidade reduzida. Quando ingerido de forma descontrolada ou com uso constante, o ADT causa efeitos colaterais pesados, como tremores e até mesmo óbito.

Entre as medicações e substâncias que podem causar ou agravar tremores estão: Amiodarona, Anfetaminas, Atorvastatina (Lipitor), Agonistas beta-adrenérgicos (por exemplo, albuterol), Cafeína, Carbamazepina (Tegretol), Corticosteróides, Ciclosporina, Adrenalina, Fluoxetina (Prozac), Haloperidol, Agentes hipoglicemiantes, ...

É um efeito colateral que pode sim ocorrer com a sertralina e com vários outros antidepressivos. Normalmente é um tremor leve, fino, e que não costuma atrapalhar. Este efeito colateral pode desaparecer com poucas semanas de uso.

Em termos gerais, o efeito rebote (reação paradoxal) é o resultado das tentativas automáticas do organismo para retornar ao estado basal (homeostase), alterado pelos efeitos primários das drogas.

Os antidepressivos com foco em serotonina, tendem a agir de forma ativa no humor e na percepção do mundo; em dopamina, costumam ser melhores para concentração e prazer; em noradrenalina, promovem melhor sensação de energia e disposição.

Como tratar: para diminuir os tremores e outras reações derivadas da ansiedade, é necessário se acalmar, o que pode ser feito com respirações profundas, uma meditação ou se afastando da situação estressante.

As dúvidas, a ansiedade, tudo isso atrapalha os resultados do tratamento. E quanto à medicação propriamente, as doses podem ser ajustadas e outros medicamentos podem ser associados antes que se considere a falência terapêutica. Quando após um mínimo de 2 semanas não houver nenhuma alteração no humor e estado ânimo.

A depressão moderada costuma ser um sintoma inicial do distúrbio neurológico, marcado por tremores e enrijecimento muscular. O excesso de cortisol atrapalha a ação da insulina, hormônio responsável pelo aproveitamento do açúcar no organismo.

Quando estamos ansiosos, o nosso corpo se prepara para lidar com o causador da apreensão demasiada. Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo.

O cloridrato de fluoxetina, também conhecido pelo seu nome comercial Prozac, é um medicamento antidepressivo que pertence à classe do inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS).

Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças. Por ser um fenômeno clínico, os médicos analisam outros sintomas associados para fechar um diagnóstico.

Falta de vitaminas: a falta de algumas vitaminas essenciais, como a vitamina B12, ou minerais, como o potássio ou o magnésio, podem provocar espasmos involuntários dos músculos, incluindo as pálpebras.

A fluoxetina e os demais antidepressivos demora para sua ação antidepressiva 15 dias, às vezes um pouco mais, porém, logo no início do uso pode dar colaterais, que não são nocivos ao organismo como o tremor que está sentindo , que depois melhora.

Avise o médico caso os seguintes efeitos colaterais persistirem ou incomodarem:

  • Sentir-se doente;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Sonolência;
  • Diarreia;
  • Boca seca;
  • Tontura;
  • Sensação de cansaço ou fraqueza;

As reações adversas desse medicamento são náusea, diarreia, fezes amolecidas, perda do apetite, indisposição digestiva, tremor, tonturas, insônia, sonolência, sudorese, boca seca e retardo na ejaculação. Não é aconselhado dirigir ou operar máquinas após tomar esse medicamento.