Porque andar faz bem?

Perguntado por: umoura . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução.

É o que indica a mais nova recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). De acordo com a entidade, adultos devem realizar de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana. Simplificando: 22 a 43 minutos por dia.

Caminhadas são ótimas para prevenir doenças, principalmente as cardiovasculares, como a hipertensão. Caminhar previne obesidade e auxilia na melhoria dos níveis de colesterol e diabetes — além de estimular a atividade do pâncreas e do fígado, aumentando a produção de insulina e reduzindo os níveis de glicose.

Caminhar melhora sua saúde
Um regime de caminhada pode ajudá-lo a perder peso; abaixar sua pressão arterial e colesterol; e reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer; entre outros benefícios.

“Todo mundo pensa em caminhar como um treino para a parte inferior do corpo, para as pernas. E você definitivamente está trabalhando os músculos das pernas – quadríceps, isquiotibiais, panturrilhas e glúteos”, diz Stanten.

Andar faz bem a qualquer hora do dia ou da noite, mas estudos indicam que caminhar de manhã traz benefícios adicionais. O que está em jogo aqui não é apenas o valor do movimento, mas também da luz.

«Andar» tem também significados próximos de «caminhar» e nalgumas situações são sinónimos. Mas «andar» refere-se mais ao ato de locomoção, independentemente de haver ou não um caminho que é percorrido: O meu filho já anda.

Para que a caminhada deixe a perna mais grossa, é importante manter uma rotina diária de atividades que duram entre 45 minutos e 1 hora de exercícios, ajudando a fortalecer não somente os músculos da perna, mas também os glúteos e panturrilhas.

A caminhada quando feita de forma regular e associada a uma dieta balanceada potencializa o emagrecimento, além de ser bastante benéfica para saúde, pois promove, por exemplo, a redução do colesterol, o aumento da massa óssea e diminuição do risco de diabetes.

Melhores exercícios para perder barriga

  1. Corrida. ...
  2. Aulas aeróbicas. ...
  3. Pular corda. ...
  4. Bicicleta. ...
  5. Caminhada rápida. ...
  6. Natação.

Questão estética - Quando malhamos e queremos logo ver o resultado, eles aparecem de médio a longo prazo. "A partir dos 3 a 4 meses, podemos notar de uma forma mais construtiva, se tratando de musculação, o crescimento e a definição dos músculos.

Normalmente esta maior disposição ocorre logo após a atividade, às custas da circulação de endorfina em maior quantidade. Porém, depois seu corpo vai pedir mais descanso e isto pode explicar a sonolência que está sentindo.

Depois de caminhar, prefira alimentos que combinem carboidratos com proteínas, como pão integral com ovo mexido ou uma banana com chia ou aveia.

Iogurte desnatado, misturado com chia, linhaça e frutas secas também pode ajudar no preparo para a caminhada. Acrescentar mel ao iogurte deixa a opção mais doce e ajuda a evitar a perda de massa muscular. Para quem não tem muito apetite de manhã, outra opção, que também combina com o mel, é a banana com aveia.

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

Após a caminhada
Em seguida, o jantar deve ser rico em carboidratos para repor os estoques de energia da massa muscular, devendo conter alimentos como arroz, macarrão, batata ou farofa, por exemplo. Além disso, uma nova fonte de proteínas deve ser ingerida, de preferência frango, carnes magras ou peixes.