Porque amoxicilina dá sono?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

A Amoxicilina é um antibiótico da classe dos beta-lactâmicos utilizado no combate a infecções bacterianas. A sonolência não é um sintoma comum ao uso da medicação. Não é recomendado o uso de antibióticos sem prescrição médica.

Apesar de não ser muito comum, um efeito colateral dos antibióticos é a insônia. Algumas pessoas são sensíveis aos efeitos secundários dos medicamentos e podem sofrer com a privação de sono.

Isso acontece porque a medicação pode perturbar o equilíbrio das “boas” bactérias que fazem parte do microbioma – conjunto de micróbios que compõem o organismo humano e exercem papel importante do corpo.

Depende do antibiótico, uns são eliminados mais rapidamente , outros demoram mais como semanas para sair do organismo... no caso da amoxicilina praticamente em 24 hrs é eliminada.

E sabe qual a explicação? Os antibióticos também agem no intestino e podem modificar a microbiota. Algumas bactérias têm funções que ajudam no metabolismo, como a absorção de gorduras e regulação do peso. Quando elas são mortas, as funções são prejudicas e pode levar o ganho de peso.

Acontece que os antibióticos só matam bactérias! No caso dos vírus, temos poucos exemplos para os quais temos medicações que conseguem eliminá-los – contra o HIV e o vírus da hepatite, por exemplo. Ou seja, dar antibiótico demais, principalmente quando se trata de um quadro viral, não vai funcionar.

A amoxicilina é um antibiótico com atividade contra as seguintes bactérias: Streptococcus spp. Enterococcus spp. Haemophilus influenzae.

Sim, devem ser tomados juntos.

O tratamento com amoxicilina, varia de acordo com a doença à qual está sendo tratada, tempo varia de 7 a 14 dias. Não tome remédios por conta própria, sempre consulte seu médico agendando uma consulta para tratamento adequado.

Antiácidos. Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

Em relação a amoxicilina, o uso concomitante de probenecida com a amoxicilina pode resultar em níveis aumentados e prolongados de amoxicilina no sangue. Em comum com outros antibióticos de amplo espectro, a amoxicilina pode reduzir a eficácia de contraceptivos orais.

Não existe nenhum alimento contraindicado durante o uso da Amoxicilina. O que é recomendado é ter uma alimentação saudável estando em uso de Amoxicilina ou não. A Amoxicilina pode ser ingerida juntamente ou não a alimentos, não interferindo na sua ação.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.