Porque amitriptilina emagrece?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

A amitriptilina não possui substâncias capazes de causar o emagrecimento. Entretanto, o medicamento é capaz de desencadear transtornos psíquicos que levam à transtornos alimentares, como a anorexia, que é caracterizada pela distorção de imagem e diminuição drástica do apetite, levando à perda de peso.

Por isso, quando está em baixa, pode causar mau humor, problemas de sono, depressão e ansiedade. É aí que entra a Amitriptilina (ou Cloridrato de Amitriptilina). Ela age de forma direta no Sistema Nervoso Central e bloqueia a recaptação de serotonina, ou seja, aumenta a quantidade dela.

Bupropiona
A bupropiona é um antidepressivo mais indicado para o emagrecimento do que a fluoxetina e a sertralina, por ajudar a reduzir a compulsão.

A amitriptilina não possui substâncias capazes de causar o emagrecimento. Entretanto, o medicamento é capaz de desencadear transtornos psíquicos que levam à transtornos alimentares, como a anorexia, que é caracterizada pela distorção de imagem e diminuição drástica do apetite, levando à perda de peso.

Rivotril (clonazepam) é uma medicação da classe dos benzodiazepinicos, podendo causar dependência a longo prazo. Isso depende da quantia usada e por quanto tempo. Já a Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico, com forma de ação diferente do Clonazepam e que não causa dependência. Espero ter ajudado!

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? O médico receitou o cloridrato de amitriptilina para tratar uma ou mais das seguintes condições: depressão e enurese noturna (urinar na cama à noite). O cloridrato de amitriptilina possui propriedades ansiolíticas e sedativas (calmantes).

Não diretamente, ela pode causar sonolência que atrapalha um exercício posteriormente em algumas pessoas, porém, se a pessoa tem doença cardíaca de base tem contraindicação relativa.

Amitriptilina engorda por atuar indiretamente em receptor histaminérgico.

A amitriptilina pode ser ingerida cerca de 1 hora antes do horário de deitar. Procure um especialista em sono.

a sonolência pode diminuir ao longo de 2-6 semanas, mas alguns pacientes permanecem sempre com este efeito colateral.

A Fluoxetina é um medicamento para controle da ansiedade, mas também é amplamente utilizada para emagrecer. Sua ação baseia-se em controlar a compulsão alimentar e promover a perda de peso.

Mirtazapina, amitriptilina, mianserina, ziprazidona, pimozida, carbamazepina, oxcarbamazepina, ácido valpróico, imipramina, clomipramina, paroxetina. Em geral os antidepressivos mais antigos são mais propensos a causar ganho de peso do que os ISRS [inibidores seletivos da recaptação de serotonina].

Segundo Durval Ribas, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), alguns antidepressivos funcionam para o emagrecimento porque atuam no sistema nervoso central da mesma maneira que a maioria dos remédios antiobesidade.

O Rivotril é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, funciona como ansiolítico, costuma ter também efeito sedativo, e não costuma acarretar ganho ou perda de peso.

Olá, a Sertralina e a Amitriptilina são antidepressivos mas de classes diferentes. A Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico e apresenta mais efeitos colaterias como ganho de peso, sedação e xerostomia (boca seca) que os antidepressivos inibidores de recaptação da serotonina como a Sertralina.

Os efeitos adversos mais frequentes do cloridrato de amitriptilina comparado com a nortriptilina é o ganho de peso.

Como já citado, o clonazepam passa a ser tolerado pelo organismo rapidamente. Algumas semanas já são suficientes para isso. Ou seja, a dose que antes era suficiente para induzir o sono já não é mais, e por consequência a maioria das pessoas passa a ingerir doses maiores.

A amitriptilina pode aumentar a frequência cardíaca por ação direta ou por como consequência indireta, em função de queda da pressão arterial. Entretanto, grande parte das vezes em que pessoas se queixam de "coração acelerado".

O diazepam produz um efeito calmante no corpo e também funciona como sedativo. O efeito é notado após 20 minutos de sua ingestão, sendo que sua concentração máxima é atingida de 30 a 90 minutos depois de sua administração.