Porque amendoim dá gases?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Mas qual a relação disso com a análise se comer o amendoim dá gases? Segundo ela, dependendo da quantidade de alimentos com fitato ou ácido fítico que uma pessoa consome, ela pode experimentar sintomas como gases e inchaço.

Pra começar, o amendoim costuma 'abrigar' uma micotoxina chamada 'aflatoxina', substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos. Além disso, tem um alto potencial alergênico e, em alguns casos, pode provocar reações imediatas como urticárias ou diarreia.

O amendoim, por exemplo, é um alimento rico em proteínas, sais minerais e carboidratos, no entanto, o abuso no consumo pode causar diarréia. Segundo Jailda Silva, há predominância do consumo sem a noção de quantidade.

Amendoim pode gerar problemas respiratórios
Mas você sabia que ele deve ser consumido com moderação? Isso porque, além de ser altamente calórico, ele pode causar dor no estômago e até problemas respiratórios em excesso.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

É possível afirmar que o amendoim dá gases – ou pode dar gases – ao menos para algumas pessoas. Isso porque quem sofre com dificuldades para digerir o alimento pode experimentar efeitos colaterais como gases, inchaço e diarreia ao consumi-lo.

Pode aumentar a inflamações. Com base no fato do amendoim conter um grande volume de ômega 6, mas não de ômega 3, dessa forma ele pode aumentar a proporção de ômega 3 em relação ao ômega 6 em nosso corpo. Portanto, esse desequilíbrio entre os ácidos graxos insaturados essenciais pode causar inflamações.

O ideal é comer um máximo de 30 gramas diários, o equivalente a uma mão fechada, já que o alimento é calórico - ou 1 colher de sopa da pasta de amendoim pura. Assim, aproveita-se os benefícios sem provocar malefícios como o ganho de peso.

Embora o amendoim seja um alimento saudável e que oferece muitos benefícios para a saúde, o consumo exagerado pode resultar no ganho de peso. Além disso, é importante considerar as contraindicações dessa leguminosa para algumas pessoas.

Comer amendoim a noite faz mal
Mito. Não existe nenhuma evidência científica que confirme que o consumo do alimento deva ser evitado à noite.

Quanto comer de amendoim, assim como acontece com qualquer outro alimento, depende das necessidades individuais nutricionais de cada pessoa. Mas, em geral, recomenda-se no máximo o consumo de 40 gramas diariamente.

Sintomas mais comuns: tosse, coriza, olhos lacrimejando, coceiras e vermelhidão na pele, diarreia, cólicas e choque anafilático, para casos mais graves. Lembre-se: se você passa por qualquer tipo de desconforto ou indisposição após o consumo de um alimento, é fundamental consultar um médico.

O amendoim torrado preserva todos os seus nutrientes. Uma dica, no entanto, para garantir os seus benefícios, é fazer a torra em casa. Compre o amendoim cru, distribua em uma bandeja que vá ao forno, e deixe de 20 a 25 minutos em temperatura média.

Como eliminar aflatoxina do corpo

  1. Sucos detox.
  2. Brócolis.
  3. Chá verde e de boldo.
  4. Aipo.
  5. Cenoura.
  6. Espinafre.

Alguns alimentos, apesar de conter gorduras, podem ser consumidos de forma moderada e em pequenas porções em caso de fígado gordo, como azeite, abacate, coco, amendoim, castanha, nozes e peixes ricos em ômega 3, como salmão e sardinha.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.

Modo de fazer

  1. Ferva a água.
  2. Adicione as folhas de genciana.
  3. Deixe o chá para gases ficar em infusão durante dez minutos.
  4. Coa e beba uma xícara de chá de genciana várias vezes ao dia, principalmente antes das refeições. Desse forma ele atuará como um ótimo remédio para gases no estilo caseiro e natural.

Feijão, brócolis, repolho, ervilha, milho e lentilha são alguns deles. Alimentos ricos em gorduras ou frituras, além de bebidas gaseificadas e alcoólicas, também aumentam a percepção de estufamento.