Porque amar e deixar ir?

Perguntado por: lbonfim4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Amar também é deixar ir. Porque ali já não é mais o lugar do outro. Quem sabe, o outro esteja em um lugar melhor do que possamos imaginar. O que nos resta é aceitar a partida e agradecer pelo tempo que vivemos juntos.

O mecanismo de rendição ou técnica de deixar ir é uma ferramenta prática de liberação emocional e expansão da consciência. Em resumo, a técnica consiste em sentir totalmente quaisquer emoções que apareçam e aceitá-las plenamente, sem resistir.

Trate a pessoa com respeito e cordialidade.

  1. Evite colocar a culpa em alguém. Explique por que está indo embora, mas não diga coisas como "Estou indo por causa de você".
  2. Ouça os sentimentos da pessoa. Se a ama, respeite-a e dedique um tempo ao que ela tem a dizer.
  3. Espere um tempo até que ambos estejam recuperados.

Quando falamos em 'deixar' ou 'desapegar', no sentido bíblico da própria palavra, não significa que não tenhamos mais de ligar para o pai e para a mãe, mas damos saltos de qualidade na vida quando desapegamos. Muitas vezes, apegamo-nos às “coisinhas bobas” e vamos juntando, acumulando coisas.

Na vida, quando alguma coisa termina – quando um ciclo se encerra – é porque outro precisa começar, mesmo que no momento tenhamos dificuldade de entender isso. As coisas acontecem em sequência, e a melhor forma de deixar ir é se concentrar na parte boa das mudanças.

Uma delas, realizada na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, constatou que o tempo médio que as pessoas levam para superar o fim de um relacionamento seja de 11 semanas, o que é equivalente a quase três meses.

Quanto tempo dura? Depende. Para cada pessoa pode durar um tempo, mas, sem manipulação de energia, terapias e conscientização, o término pode durar até metade do tempo que durou a relação, ou seja, em uma relação que durou um ano, o tempo para superá-la pode chegar a seis meses.

Infelizmente, deixar de amar alguém, pode ser igualmente fácil. Porém, apaixonar-se novamente pela mesma pessoa depois de tê-la esquecido, é extremamente difícil. As pessoas não voltam a amar; elas reconquistam o amor. E essa pode ser uma jornada longa e árdua, mas extremamente recompensadora.

A dificuldade de deixar ir pode ocorrer devido ao fato de que nossas ações, ao invés de nos ajudar, estão trabalhando contra nós. Não somos conscientes disto, mas muitas vezes as decisões que tomamos são nubladas por nossas emoções negativas. Estas nos fazem escolher os piores caminhos.

Se ama alguém deixe-o livre. Se voltar é seu; se não o fizer, nunca foi. Quando se está dentro de uma relação amorosa, as pessoas necessitam ter seu próprio espaço. Se queremos aprender a amar, primeiro devemos aprender a perdoar e deixar ir embora nossas feridas e doenças do passado.

Em português, Partir, Sair e Ir Embora podem ter o mesmo significado: deixar o lugar onde se está, com destino determinado ou não.

Como desapegar de alguém – atitudes que vão fazer a diferença:

  1. 1) Cortar o contato.
  2. 2) Silenciar nas redes sociais.
  3. 3) Tire da sua vista tudo que lembra essa pessoa.
  4. 4) Avise as pessoas próximas a você sobre o que aconteceu.
  5. 5) Encontre-se com você
  6. 6) Respeite seu tempo.

Como desapegar: tente ignorar seus sentimentos
Neste momento é indispensável tentar se ocupar com algo para evitar pensar na pessoa, já que o objetivo é justamente esquecê-la. Amizades e relacionamentos muito longos vão deixar lacunas que deverão ser preenchidas com alguma distração.

Não é apegado a nada nem a ninguém, é totalmente livre para servir o Reino de Deus. É assim que Deus nos quer, com responsabilidade no uso das coisas materiais, amor, ternura e afeto com as pessoas que nos cercam, mas jamais apego, excessos nos sentimentos, nos afetos para não sermos escravos do nosso próprio coração.

LC 15:18; NUNCA É TARDE PARA RECOMEÇAR. Quantas vezes emburramos, ficamos chateados, sentimos incapazes, às vezes frustramos pensando até em parar porque agora não tem mais jeito.

Se um homem tolo permite que o seu espírito controle as suas ações, ele não consegue resistir; ele permite ser controlado; ele se omite da luta do caráter e da piedade.

É PRECISO DEIXAR IR O QUE DÓI, AINDA QUE SEJA DIFÍCIL. Deixe ir embora tudo aquilo que não te pertence mais e se desfaça dos sentimentos ruins que te acompanham. Para se desligar do que não existe mais, é preciso superar e dar uma nova chance ao que está por vir.

Ficar longe da pessoa amada incomoda. Quando a saudade é muito grande sentimos como se faltasse algo em nós. Quem já passou por isso sabe que a angústia causada pela distância do objeto de amor e desejo pode levar ao aumento da ansiedade, desencadear perturbações do sono e, em casos mais graves, deflagrar a depressão.

O responsável por esse efeito é a adrenalina.

Contudo, existem formas de como deixar de gostar de alguém. E, como todo processo de mudança, requer muito foco e determinação. Por exemplo, distanciar-se, listar os defeitos da pessoa e se livrar das lembranças dela. Outras formas também são evitar falar na pessoa e, principalmente, não manter contato.

Pode alguém deliberadamente se desapaixonar? Parte da ciência diz que sim. "Você pode trabalhar isso", disse Helen E. Fisher, antropóloga biológica e pesquisadora sênior do Instituto Kinsey, em Nova York.