Porque All-star é bom para malhar?

Perguntado por: hperes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

"Por ter o solado mais uniforme e fino em comparação com os tênis de corrida, o All Star, por exemplo, ajuda e aumenta a estabilidade, porém esse calçado não é ideal para fazer outros tipos de atividades dentro da academia. Exercícios que tenham impacto, como correr na esteira, exigem um amortecimento extra.

Utilizá-los acarreta em um aumento da ativação muscular, pois permite flexionar os joelhos de uma forma melhor, ao mesmo tempo que exige uma menor amplitude de movimentação do tronco. Além de fortalecer a musculatura dos pés, por aumentar a exigência dessa área, ao realizar o treino com sola reta.

Se você for praticar tênis, crossfit, skate e musculação, pode usar o tênis de solado reto. “Ele dá estabilidade, aumenta a base de apoio e distribui melhor o peso”, explica Leandro. Por isso, esse tipo de tênis é indicado para pessoas que praticam esportes que não têm impacto.

"Por ter o solado mais uniforme e fino em comparação com os tênis de corrida, o All Star, por exemplo, ajuda e aumenta a estabilidade, porém esse calçado não é ideal para fazer outros tipos de atividades dentro da academia. Exercícios que tenham impacto, como correr na esteira, exigem um amortecimento extra.

No estudo, publicado no site Sports, Valenzuela e seus colegas analisaram o desempenho em levantamento terra de atletas descalços e outros que usavam tênis. Não constataram diferença significativa de desempenho entre os dois grupos, mas praticar levantamento terra de tênis exigia um pouco mais trabalho.

Como já alertamos, é preciso escolher o calçado certo para o tipo de atividade que pratica. Então, se você quer um tênis para academia, não vai dar certo se você usar um tênis de basquete! Dentro deste erro há um pensamento em comum: se tá escrito “tênis esportivo, então deve servir”. Não, não serve!

O ortopedista Henrique Mansur, especialista em pé e tornozelo, afirma que os tênis deste modelo devem ser evitados para a prática de atividades físicas que requerem longos períodos em pé ou com impacto.

Os dois tênis também tem uma série de diferenças, até os mínimos detalhes: Os ilhoses (aqueles metais por onde o cadarço passa) do All Star “comum” são de níquel, e no Converse 1970 eles são de alumínio. O cadarço do All Star comum é de nylon. O cadarço do Chuck 1970 é de algodão, e um pouco mais fino.

Se o foco do seu treino são exercícios de agachamento, uma boa opção são os tênis de solado mais plano e rígido, levemente elevados no calcanhar. Esses oferecem mais firmeza e estabilidade.

Opte por modelos de sola reta
O solado é o principal item para escolher o melhor tênis para treinar perna. Isso porque ao optar por modelos com sola reta é possível ter melhor estabilidade e suporte durante os movimentos do treino.

Mais sobre o assunto
As avaliações revelaram que, durante o agachamento com tênis normal, havia uma maior amplitude de movimento, se comparado a agachar descalço. Isso se deu especialmente pelos maiores graus de flexão de joelho e dorsiflexão do tornozelo alcançados durante o agachamento calçado.

Em alguns exercícios, o tênis pode ajudar a absorver o impacto, como em atividades em piso duro como corridas ou saltos. "Movimentos de força, como agachamento sumô e levantamento terra, o uso de tênis tende a proteger de lesões", diz o médico.

Nada contra o seu All Star, Vans ou modelo similar, mas eles não foram desenvolvidos para treinar. Esses tênis não oferecem características importantes para a prática de exercícios, como ser flexível, ter boa aderência, não ter costuras em certos pontos e contar com proteção extra em áreas de maior atrito com os pés.

Lembre-se: não há restrições para a prática esportiva durante a menstruação, mas devemos respeitar as limitações do nosso organismo. Se as dores ou o fluxo estiverem intensos, pegue leve. Prefira atividades menos exaustivas, como alongamentos ou caminhadas.