Porque alho dá sono?

Perguntado por: oferreira8 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

O alho contém alta concentração de alicina, um composto que ajuda naturalmente no relaxamente da mente, segundo estudo. Em adição a isso, alho também contém magnésio que ajuda a reduzir as atividades do sistema nervoso, ajudando a mente a relaxar e permitindo que você durma mais rápido.

Efeitos colaterais e contraindicações
O consumo excessivo de alho pode causar problemas digestivos, cólicas, gases, vômitos, diarreia, cabeça, dor nos rins e tonturas.

Por que comer alho cru é saudável? Essa é a melhor forma de consumir o alho, porque ele possui um importante composto chamado alicina, que combate doenças cardíacas e colabora para prevenir o câncer. Essa substância é liberada quando o alho cru é cortado, triturado ou mastigado.

O alho contém alicina, uma substância que eleva a taxa de testosterona no organismo. Além disso, o alho inibe a síntese de cortisol, hormônio ligado ao estresse, que prejudica a ação da testosterona.

O alho é um alimento com altíssimo valor nutritivo e, como se não bastasse, contém poucas calorias. Isso quer dizer que, se consumir dois dentes por dia, estará a ingerir muitos nutrientes com poucas calorias. O alho está repleto de vitamina B6, vitamina C, selénio, fibras e manganês.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Embora ainda não existam pesquisas científicas que comprovem o consumo do chá de alho com a perda de peso, sabe-se que o alho é um forte termogênico, segundo estudo. Isso quer dizer que ele aumenta a temperatura corporal e facilita a queima de gordura.

Allegra é um produto com rápida ação antialérgica: Bloqueia os efeitos da histamina, uma substância produzida pelo próprio corpo e que causa os sintomas da alergia1. A ação do medicamento inicia-se dentro de 1 hora1 e alcança seu efeito máximo dentro de 2 a 3 horas, prologando-se por 24h (apresentação de 120 mg1).

Também devem evitar o alho:

  • Pessoas que sofrem com distúrbios hemorrágicos, já que ele pode aumentar o risco de sangramento;
  • Quem tem pressão baixa, visto que ele ajuda a diminuir a pressão arterial;
  • Pessoas que sofrem com problemas digestivos ou estomacais, pois ele pode irritar o trato gastrointestinal.

Deve-se ressaltar que alho e cebola são evitados por adeptos espirituais porque estimulam o sistema nervoso central e podem perturbar os votos de celibato.

Água de alho é uma boa forma de se controlar a pressão arterial também. Basta você deixar um dente de alho, cortado ou picado, em um copo de água, á noite. No dia seguinte, tome esse copo de água, em golinhos, durante o dia. Lembrete!

Alho: esse alimento tão comum é rico em inulina, uma fibra que serve de alimento para as bactérias amigas do intestino, ajudando a aumentar seu número. Além disso, acelera o trânsito das fezes, pois seu processo de fermentação no trato gastrointestinal estimula a absorção de água e o aumento do bolo fecal.

No alho, encontramos o magnésio que auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea.

A alicina tem função hipotensora, que ajuda a melhorar a pressão arterial. Há estudos que falam que o alho contribui para a melhoria do sistema cardiovascular, tem ação antidiabética, tem função antioxidante e anti-inflamatória. Ele também ajuda a reduzir o enrijecimento das artérias e é bom para a digestão.

Sabia que o alho é excelente para o bom funcionamento do fígado? Como é rico em vitaminas A, B e C, contribui para a desintoxicação deste órgão vital. Além disso, tem um poder anti-inflamatório, sendo um bom aliado de quem tem gordura no fígado.

Ainda que possamos comer alho a qualquer hora do dia, várias pesquisas demonstraram que a hora ideal para aproveitar ao máximo seus benefícios, é quando estamos em jejum (ou seja, depois de nos levantarmos).

Alho: um dos alimentos que fortalecem o pulmão
Além de dono de um agradável aroma, o alho é um dos melhores alimentos para o pulmão. Fonte de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajuda a proteger o corpo contra o estresse oxidativo.

Estudos recentes indicam ainda que, ao consumir quatro dentes de alho por dia, podemos evitar várias doenças. Mesmo sem conhecer os seus componentes, os gregos já usavam este bulbo devido às suas propriedades medicinais.

Um excelente antibiótico natural que pode ser útil para complementar o tratamento de diversas doenças é o alho. Para isso, basta comer 1 dente de alho cru por dia para alcançar seus benefícios. Mas é importante sempre esperar 10 minutos depois de esmagar ou picar o alho antes de o submeter ao calor.