Porque alguns pais beijar os filhos na boca?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

O ato de beijar na boca os filhos é descrito pelos pais que o fazem como uma forma de expressar amor, segurança e proteção, motivado pelo princípio de que nenhuma relação é tão pura, próxima e íntima, em termos emocionais, como a relação entre pais e filhos.

Demonstrações de afeto pelas crianças não têm contraindicações se ocorrerem num contexto de amor saudável. As demonstrações de afeto pelas crianças, como os beijos ou selinhos na boca, não têm contraindicações se ocorrerem em um contexto de amor saudável e forem bem acolhidas pelos pequenos.

Abraçar, beijar e demonstrar afeto entre si são coisas que os pais podem e devem fazer na frente dos filhos. A maneira como o casal cuida um do outro tem relação direta com as noções de respeito que as crianças terão.

Não deixe ninguém beijar seu bebê”, alerta mãe
Atenção: mesmo se o adulto não tiver indícios de que está doente, isso não significa que ele pode beijar a criança sem preocupações. “Muitas pessoas podem não apresentar sintomas, ou apenas lesões muito discretas e, mesmo assim, passar o vírus para outras.

Em junho, a 3ª seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a prática de ato libidinoso com menor de 14 anos configura crime de estupro de vulnerável, independentemente da ligeireza ou da superficialidade da conduta.

É quando uma pessoa agrada, tem carinho, afeto pelo seu filho.

13 anos de idade

Quando o assunto é beijo, uma realidade é certa: quase nenhum adolescente com 12 ou 13 anos de idade quer ser BV (Boca virgem) ou BVL(Boca virgem de língua). Alguns saem até na frente e com 11 anos já vivenciaram essa primeira experiência. Mas consideram que a idade ideal para perder a virgindade é entre os 10 e os 14.

O beijo de língua estimula os lábios, a língua e a boca, que são áreas muito sensíveis ao tato, e de maneira geral as pessoas consideram algo muito prazeroso e altamente íntimo. É também bastante freqüente antes das relações sexuais e mesmo durante.

Foi um ato de afeto e ocasionalmente não é um problema, mas não é indicado, é necessário atenção e supervisão, a boca contém muitas bactérias. Há muitas maneiras de expressar o afeto que não o beijo na boca.

Pode ser direta ou imediata, quando dirigida contra o ofendido, ou indireta ou mediata, se voltada contra pessoa ou coisa ligada à vítima por laços de parentesco ou afeto. O beijo lascivo ingressa no rol dos atos libidinosos e, se obtido mediante violência ou grave ameaça, importa na configuração do crime de estupro.

Quem ainda não beijou está enquadrado em um grupo, criado pelos próprios adolescentes, do qual poucos gostam de fazer parte: o dos BVs (bocas virgens). Ser BV é nunca ter beijado de língua. E aqueles que já deram um beijo selinho (só com o toque dos lábios) não escapam da classificação.

O beijo no altar era para expressar o respeito às relíquias dos mártires que estavam sob o altar. Após ler o Evangelho, o padre beija-o em sinal de veneração e respeito, e beija o próprio Cristo através da Palavra do Evangelho.

Principais riscos do beijo em bebês
Ao expor a criança a beijos, pode-se expelir gotículas que talvez estejam contaminadas por vírus, bactérias ou fungos. Evitar esse hábito contribui para cessar: doenças respiratórias, como gripe, resfriado e coronavírus; candidíase oral (o famoso sapinho);

Beijar o bebê pode ser um risco à saúde do pequeno porque a imunidade em recém-nascidos e crianças ainda não está completamente desenvolvida. Dessa forma, qualquer doença transmitida através do beijo, até as de baixa gravidade para adultos, podem trazer complicações para a saúde das crianças.

Por mais insólito que isso soe, na realidade é algo bem comum; duas pessoas que se conhecem bem podem querer beijar por causa de um momento de euforia ou porque ambos estavam a fim de um contato físico e acabaram deixando a emoção tomar conta.

[Popular] Informal. Beijo apressado, momentâneo e repentino dado na boca; bitoca. Etimologia (origem da palavra selinho). Dim. de selo.