Porque alguns bebês nascem tão cabeludos e outros carecas?

Perguntado por: nramos . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 7 votos

Os bebês nascem com todos os folículos capilares que terão ao longo da vida. Mas, os cabelos de um bebê podem ser totalmente diferentes dos que terão quando ficarem um pouco mais velhos ou atingirem a vida adulta. Isso porque as crianças que costumam nascer com a “juba cheia” podem perder bastante cabelo mais tarde.

Entre 26 e 28 semanas já é possível ver cabelo do bebê pelo ultrassom. Inclusive nessa fase já conseguimos ver se ele tem muito ou pouco cabelo e mais pra frente visualizamos se ele será cabeludo. Os cabelos do bebe já têm uma coloração definida. Mas essa característica pode mudar quando a criança nascer.

O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá. E ainda que no início os fios sejam bem fininhos, o cabelo do bebê já vem carregado de herança genética dos pais.

Alguns estudos apontam que até os 2 anos de idade há uma troca total do cabelo, dando lugar a fios mais longos e mais fortes. Há casos em que a criança fica “carequinha”, até mesmo depois de um ano de vida, mas há uma penugem, mas não se preocupe, é normal. Depois dos dois anos de vida, você deve ficar de olho.

Mesmo que não haja nenhum problema, o tricologista e nutrólogo Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, sugere a ingestão de ferro e vitaminas do complexo B, presentes em carne, ovos, peixe, feijão e vegetais verde-escuros, para que a cabeleira fique brilhante e sedosa.

Nos recém-nascidos, a perda dos cabelos está relacionada à interrupção dos hormônios transmitidos da mãe ao bebê durante a gestação, e pode acontecer de forma difusa na cabeça. “As mães também sofrem com a queda de cabelos após o parto, pelo mesmo motivo”, diz a médica.

O ritmo do crescimento do cabelo nos bebés é devagar (cresce 7 milímetros por mês, aproximadamente). Por isso, pode acontecer que não tenha bastante cabelo até os 3 ou 4 anos. É normal, não deves te preocupar se teu bebé tem 2 anos e ainda pouco cabelo.

É possível ver pelo o ultrassom os fiozinhos formados “mergulhando” entre o líquido e a cabecinha. A maior parte dos bebês tem pouco cabelo, então vemos apenas vislumbres durante o exame. De qualquer forma, os bebês podem sofrer quedas de cabelos por volta de 3 meses, é normal e bem comum.

Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais. Essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial.

Isso acontece, pois o gene trichohyalina é transmitido por várias gerações. Quando o pai tem cabelos lisos e a mãe tem cabelos cacheados, as chances de o cabelo ficar liso é de 50%, dependendo do gene predominante.

Muitas mamães e papais ainda acreditam na famosa lenda de que não deve cortar o cabelo do bebê até que ele complete um ano de vida, porque os fios perderão força ou demorarão mais para se desenvolver. Mas como vivemos em um mundo moderno, é claro que não devemos acreditar em premonições infundadas.

6 meses de idade

Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos.

Melhor momento para saber como será o cabelo do bebê
A partir do primeiro ano de vida, o cabelo começa a tomar forma definitiva. Porém, é por volta dos dois ou três anos que os papais vão realmente poder ter uma ideia de como será a cabeleira do filho, se será ondulada, cacheada, lisa.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Se exercitar moderadamente e ter boas noites de sono também podem impactar o QI do seu filho. Enquanto as atividades físicas produzem cortisol - hormônio que promove o desenvolvimento do cérebro do feto - o sono consolida o armazenamento de informações. Peça orientação a seu médico e turbine o QI do seu bebê!

Como ter uma gestação saudável: 9 dicas importantes

  1. manter hábitos de alimentação saudável;
  2. saber quais alimentos e bebidas devem ser evitados;
  3. fazer exercícios regulares;
  4. reduzir a ingestão de cafeína;
  5. parar de fumar;
  6. parar de ingerir álcool são importantes para aumentar as chances de uma gestação saudável.

No início da gravidez, é normal ter um apetite exacerbado e isso pode ser intercalado com episódios de náusea. A gestante precisa aprender a controlar isso, mas a fome e o sono excessivos são bem comuns no primeiro trimestre, devido às mudanças hormonais.