Porque algumas tomadas funcionam e outras não?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Para que a corrente elétrica passe pelos fios, é necessário que eles estejam interligados e funcionando. Fios soltos ou rompidos podem ser o porquê algumas tomadas funcionam e outras não. Nesse caso, é preciso consultar um eletricista de confiança para resolver o problema.

Antes de entrar em pânico, primeiramente abra o quadro de luz e confira se todos os disjuntores estão no modo “on”. Caso não esteja, para restabelecer a energia imediatamente, basta religar sua chave.

Vale dizer que, após a oscilação de energia, o correto a se fazer é esperar por alguns minutos, até que a energia se estabilize. E depois, ligar as tomadas, uma de cada vez. O ideal é criar um intervalo de 15 minutos para religar um equipamento e outro.

o equipamento não vai queimar se se tiver invertido o equipamento não vai deixar de funcionar não só que se foi. padronizado isso é claro que primeiramente é pra ver segurança.

Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:

  1. Disjuntor que desarma constantemente.
  2. Cheio de queimado perto de equipamentos elétricos.
  3. Aumento inesperado na conta de luz.
  4. Choque leve ao encostar em equipamentos com carcaças metálicas.
  5. Lâmpadas piscando ou que queimam depois de pouco tempo de uso.

Chave Teste

  1. Coloque a ponta da chave em um dos buracos da tomada;
  2. Coloque o dedo na outra extremidade da chave;
  3. Se a lâmpada interna da chave acender é porque nesse buraco se encontra o fio Fase (positivo). Se não acender, significa que nesse buraco se encontra o fio Neutro.

É comum que o indivíduo tente, inclusive, mexer no plugue, tirando e colocando para ver se volta ao normal. Porém também é possível perceber um cheiro de queimado e o aparecimento de faíscas quando um equipamento está conectado. Nos casos mais avançados, a superfície pode estar com aspecto chamuscado.

Fios ou cabos: condutores elétricos com cheiro de queimado, ressecados ou com rachaduras também merecem atenção. Caso isso aconteça, é provável que a instalação elétrica esteja inadequada para as atuais necessidades de consumo.

Para que a corrente elétrica passe pelos fios, é necessário que eles estejam interligados e funcionando. Fios soltos ou rompidos podem ser o porquê algumas tomadas funcionam e outras não. Nesse caso, é preciso consultar um eletricista de confiança para resolver o problema.

Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo. Tem chances ainda de o circuito voltar a funcionar e o fusível ou disjuntor falharem novamente. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado, ou no próprio circuito elétrico.

fenômeno que a meia fase né que falam. a própria falta de fase que. causa essa minha fase a sua lâmpada vai estar com brilho menor. em alguma fase por exemplo você vai estar cobrindo normal então assim tudo que tiver ligado nessa fase continua normal e nessas duas fases vai reduzir pela metade né.

Estabilizadores e nobreaks
Já o nobreak além de estabilizar a corrente elétrica, mantém o eletrônico ligado por mais alguns minutos para que ele possa ser desligado da maneira correta. Ótimo para quem trabalha com computadores, por exemplo, já que pode evitar a perda de arquivos em situações de apagão.

Quando uma flutuação de potência acontecer – usualmente é percebida porque as luzes ficam fracas ou piscam –, entre em contato com a concessionária para comunicar o incidente. Em seguida, desligue as luzes e todos os aparelhos, exceto os que forem absolutamente necessários.

O nobreak pode te ajudar nessa situação. Problemas como flutuações de tensão, quedas de energia e picos de energia podem causar danos permanentes aos dispositivos eletrônicos. Felizmente, existem maneiras de estabilizar a rede elétrica em sua residência, e uma das opções mais eficazes é utilizar um nobreak da TS Shara.

O condutor neutro deve ser conectado no borne com a identificação de neutro, que é representado pela letra N.

Um curto-circuito é ocasionado por um fluxo mais intenso da corrente elétrica em fios ou outra forma de circuito elétrico.

O recomendado é parar de usar a tomada suspeita e chamar um profissional da área para identificar e corrigir o problema. Da mesma forma, se você notar que o aquecimento ocorre com um único dispositivo, e não com outros de alta potência, é possível que o problema esteja no aparelho.

O sistema elétrico necessita de proteção contra curto-circuito. São os disjuntores, dispositivos situados no painel elétrico que se desligam quando se detecta instabilidade nas correntes elétricas. Geralmente, cada disjuntor é conectado a um circuito diferente.