Porque algumas pessoas tem rugas e outras não?

Perguntado por: lribeiro2 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Algumas pessoas definem como sorte não apresentar sinais de envelhecimento. O médico, porém, afirma que a resposta está no organismo. “Essas pessoas têm uma genética muito favorável”, garante.

A resposta está no DNA --e não na fonte da juventude. Pesquisa da Universidade de Leiden (Holanda) feita com 3.000 pessoas provou que existem pessoas cujo material genético é menos suscetível aos efeitos do tempo.

Aparentar ter mais idade seria causado, em parte, por uma variação genética, explica um estudo divulgado nesta quinta-feira e que estabelece, pela primeira-vez, um vínculo entre a percepção do envelhecimento e um gene específico.

6 dicas para evitar as Rugas

  1. Evitar fazer caretas. ...
  2. Tirar o travesseiro do rosto. ...
  3. Fazer uma dieta equilibrada. ...
  4. Praticar exercícios regularmente. ...
  5. Evitar fumar e beber álcool. ...
  6. Evitar a exposição solar.

Praticar exercícios físicos regularmente promove uma melhor circulação sanguínea no corpo, o fornecimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos, além de fortalecer o sistema imunológico, estimular a produção de substâncias anti-inflamatórias e ter ação antioxidante, o que ajuda a evitar o surgimento precoce das rugas.

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.

Os japoneses estão na posição número 1 na expectativa de vida no mundo, e não apenas isso, eles vivem mais e com mais saúde. A dieta japonesa é conhecida por ser magra e balanceada. Consiste basicamente em: peixes, frutos do mar, grãos integrais, vegetais e tofu.

São muitos os fatores que fazem com que nossa pele tenha um aspecto murcho com o passar do tempo: exposição ao sol, predisposição genética, consumo de álcool e tabaco, poluição e também a alimentação.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!

Para evitar o envelhecimento corporal é importante praticar atividades físicas, equilibrar a alimentação e manter o corpo hidratado. Inclusive, não esquecer do protetor solar para o corpo é fundamental. O Bio Bronze FPS 30 é um protetor solar corporal em loção e protege contra os danos causados pela radiação UVA/UVB.

Bons hábitos de vida para rejuvenescer

  1. Durma de 6 a 8 horas por noite;
  2. Leia jornais, revistas ou livros diariamente;
  3. Tenha momentos de lazer aos fins de semana;
  4. Faça 30 minutos de exercícios por dia;
  5. Coma a cada 3 horas.

“Se você não tem colágeno saudável em sua pele, pele flácida se acumula sob os olhos”. O estresse também pode levar a menos melanina, nos dando esse olhar amarelado abatido. Melanina pigmenta a pele, dando os seres humanos a sua tez. Por fim, o estresse também causa queda de cabelo e cabelos brancos.

Por que o medo de envelhecer? A nossasociedade enxerga que a velhice está diretamente associada a doenças, perda de mobilidade, rugas na pele, e por isso, as pessoas tem receio de envelhecer. Também a hipervalorização da juventude contribui para o preconceito contra a velhice.

Sentir atração por pessoas mais velhas não é nenhuma doença e tão pouco sinaliza algum tipo de problema. Muito pelo contrário, cada pessoa tem seus próprios gostos, preferências, desejos e não há nada de errado com isso.

Ameniza as rugas
A babosa possui propriedades que estimulam a produção de colágeno, substância responsável por manter a elasticidade da pele. Assim, quando utilizada regularmente, a planta pode diminuir a profundidade das rugas e até suavizar algumas marcas de expressão nos olhos, testa ou boca.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.