Porque algumas pessoas não gostam de redes sociais?

Perguntado por: idamasio . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Um dos motivos que levam as pessoas a abandonar as mídias sociais é concluir que a experiência é inútil, que pouco acrescenta e faz mais mal do que bem. Insatisfeitos com sua intimidade devassada e com o controle de seu movimentos, só lhes resta a desconexão, mesmo que seletiva.

Estudo afirma que Instagram é a rede social que mais causa depressão.

Segundo os psicólogos, é possível encontrar uma ampla rede de apoio nas redes sociais e até mesmo fazer alguns amigos. Além disso, por meio das redes sociais é possível conversar com pessoas que sofrem com problemas semelhantes aos seus, o que fará com que você se sinta acolhido e compreendido.

Um dos motivos que levam as pessoas a abandonar as mídias sociais é concluir que a experiência é inútil, que pouco acrescenta e faz mais mal do que bem. Insatisfeitos com sua intimidade devassada e com o controle de seu movimentos, só lhes resta a desconexão, mesmo que seletiva.

As redes sociais expõem também os seus contatos virtuais e reais. Da mesma forma que você não consegue se proteger, tampouco consegue proteger as pessoas que ama. Todos acabam tendo acesso amplo e irrestrito à intimidade dos seus parentes, amigos e colegas, até mesmo os que permanecem offline.

Pelo que parece se trata de um mecanismo de autossabotagem para se proteger quando identifica a possibilidade de aprofundar relações e vínculos. O mecanismo pode ser uma defesa relacionada a temores de abandono e baixa autoestima.

Se a ideia é ficar um tempo longe das redes sociais ou, quem sabe, reorganizar a estratégia da empresa consultando tendências a respeito da plataforma, a melhor opção é desativar o Instagram. Será possível reativar o perfil se escolher essa opção, mesmo que você decida ficar sem acessar a plataforma por um bom tempo.

Mas a razão mais comum para dar o perdido é: a falta de interesse em buscar um relacionamento com a pessoa.

Isso porque nos efeitos estudos fica claro que “há efeitos nos sentimentos dos jovens sobre sua aparência, satisfação com o corpo e as plataformas de mídia social podem aumentar o risco de transtornos alimentares e outros problemas de saúde mental, como depressão e baixa auto-estima estima”.

Apesar de associada aos jovens, são os idosos que lideram o ranking dos mais afetados pela depressão. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a doença atinge cerca de 13% da população entre os 60 e 64 anos de idade.

Os efeitos nocivos das redes sociais
O ponto problemático é o efeito que as redes sociais vêm causando nas pessoas, principalmente entre os jovens. Segundo pesquisa da FGV – Fundação Getúlio Vargas – 41% dos jovens dizem se sentir tristes, depressivos ou ansiosos em contato com as redes sociais.

Há muitos impactos observados na relação entre redes sociais e saúde mental, causados principalmente pela dependência das redes sociais. Entre estes impactos temos a ansiedade, depressão, sensação de isolamento e de perda de acontecimentos, pressão, esgotamento e obsessão com o corpo.

"Estudos mostram que as redes sociais desenvolvem maior irritabilidade entre crianças que utilizam mais de duas horas diárias. Isso pode acabar desenvolvendo sintomas depressivos, diminuição do rendimento escolar e diminuição de atividades lúdicas e esportivas, que auxiliam na saúde mental", avaliou.

O uso excessivo das redes amplifica emoções de caráter negativo, as quais podem afetar o seu bem-estar emocional e agravar sintomas da depressão, estresse e ansiedade.

Desative os perfis.
Desative as contas do Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat e quaisquer outros sites; é uma boa maneira de distanciar-se do vício sem precisar, necessariamente, excluir as contas. Durante esse período, crie uma linha do tempo para quando for voltar (se voltar) a usar as redes sociais.

O risco da auto exposição é muito grande, pois as pessoas não sabem utilizar tais ferramentas postando banalidades e outras informações pessoais. Isso dá subsídio aos hackers – pessoas com perfil falso esperando por informações de grande valia com o objetivo de usá-las para fins ilícitos.

Segundo eles, esse fenômeno faz duvidar da intensidade desse tipo de relacionamento. Além disso, essa prática tem consequências na vida emocional de pessoas que não estão em um relacionamento. Estas se perguntam por que seus parceiros não são igualmente esperançosos e sempre ativos, como aqueles das fotos.

Razões para desativar sua conta do Facebook

  1. Vício inconsciente. Aceite um fato: o Facebook é viciante. ...
  2. Baixa autoestima. ...
  3. Caça ao emprego. ...
  4. Fim de relacionamento. ...
  5. Inveja. ...
  6. Procrastinação. ...
  7. Privacidade.