Porque algumas pessoas fedem mais que outras?

Perguntado por: omagalhaes3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Causas. Além da ação dos micróbios, diabetes, alcoolismo, certos alimentos (cebola, alho, pimentas), alguns antibióticos e certos hormônios podem alterar o odor da transpiração, atribuindo-lhe características peculiares e desagradáveis.

Realizar uma limpeza duas vezes por dia com água e sabão normalmente remove as bactérias e leveduras que causam o odor. Em algumas pessoas, pode ser necessário lavar-se com um sabão antisséptico durante alguns dias, que pode ser combinado ao uso de cremes antibacterianos que contenham clindamicina ou eritromicina.

Os homens possuem naturalmente uma taxa mais alta de testosterona do que as mulheres, e esse hormônio, em grande quantidade, pode estimular uma maior produção de suor no corpo. A transpiração em abundância facilita a colonização de fungos e bactérias e, logo, o mau cheiro costuma aparecer mais frequentemente.

Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz. Sempre aplique seu desodorante ou antitranspirante nas axilas secas.

Para saber se seu cabelo cheira mal, lave as mãos com água quente, mas sem usar sabonete. Passe os dedos pelo couro cabeludo várias vezes e, em seguida, leve ao nariz. O odor que você sentir nas pontas dos dedos será bem próximo ao que as outras pessoas sentem.

Utilize um produto específico para a região íntima, com pH 5, ácido lático, um produto que vai cuidar da região, melhorar a firmeza, tonalidade e o odor ficará agradável. Cuidados com a região íntima: Não pode utilizar produtos de odor muito forte.

sabonete de glicerina

O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. A glicerina age promovendo a hidratação e a limpeza da pele, já que tem ação bactericida. No mercado, você encontra composições com 1% de glicerina. A glicerina é tão amiga da pele que pode ser utilizada até pelo público infantil.

Ter odor na vagina é normal? Sim. Ter odor na vagina é completamente normal e, inclusive, é saudável. Na região vaginal estão presentes lactobacilos que ajudam a proteger o corpo de infecções e que, durante os seus processos de renovação celular, liberam secreções e odores — o chamado cheiro normal da vagina.

Odaban

Você terá que investir em um produto desodorante antiperspirante de qualidade, como o Odaban, que além de ser um dos mais vendidos em todo mundo é o mais indicado por dermatologistas e aprovado pela Anvisa. Isso porque ele é capaz de tratar os dois problemas, reduzindo também o mau cheiro produzido pelo suor.

Segundo um estudo, a maioria dos asiáticos, em especial os coreanos, não tem o gene ABCC11 que ativa a produção de suor embaixo dos braços e cria um ambiente perfeito para a bactéria do cêcê se proliferar e causar o seu característico mau cheiro.

A afirmação, no entanto, não condiz com a realidade: a produção de suor não tem diferença de cheiro por causa da cor da pele da pessoa. O suor é produzido em diversas glândulas espalhadas por todo o corpo.

O suor não tem cheiro, sendo que o odor é causado por uma contaminação da secreção das glândulas, ou seja, o contato da microbiota da pele com os micróbios, presentes no corpo humano que causam o mau cheiro”, explica a professora Tatiane Alves Ferreira, graduada em estética, cosmética e farmácia com pós-graduação em ...

Mantenha suas axilas sempre secas.
Você pode usar o ventilador ou o secador de cabelo para ajudar a secar a área (lembre de usar o vento frio para não machucar a pele). Prefira roupas leves, arejadas e de tecidos que permitem a transpiração, evitando sintéticos e impermeáveis, por exemplo.

Outras opções de tratamento para o mau cheiro das axilas que podem ser indicados pelo dermatologista incluem: Remoção definitiva dos pelos das axilas. Uso de antibióticos tópicos nas axilas, como clindamicina ou eritromicina. Lipossucção para remoção das glândulas apócrinas da axila.