Porque alfabetização e letramento não devem ser separados?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Não podemos separar os dois processos, pois a princípio o estudo do aluno no universo da escrita se dá concomitantemente por meio desses dois processos: a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita , o letramento.

Dificuldade no acompanhamento das aulas
Haverão situações em que as dúvidas das crianças serão desafiadoras para os seus pais, uma vez que eles não têm o mesmo conhecimento do professor para orientá-las de maneira didática. É por isso que a parceria com a escola, mais uma vez, se faz indispensável.

Entendemos por alfabetização a ação de ler e escrever, já o letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita.

Resumo. A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.

letramento implica o uso de gêneros discursivos pelo uso do letramento como Fenômeno de experiências mentais associado a diferentes gêneros. Para o componente Língua Inglesa, a BNCC também sinaliza, em diversos momentos, a relevância de um ensino com base nas novas tecnologias.

A alfabetização e o letramento no âmbito escolar são fundamentais para que a criança possa desenvolver outras habilidades que respondam adequadamento às demandas, e a partir do aprendizado da leitura, da escrita e da interpretação que o aluno poderá compreender os assuntos que lhes forem apresentados, além de ...

E para que isso aconteça é preciso que o professor adote práticas diárias de letramento: Promover práticas diárias de leitura, de livros, de jornais, revistas em sala de aula. Transformar a sala de aula em um ambiente alfabetizador no qual o aluno tenha contato direto com leitura e escrita.

6 principais desafios da alfabetização enfrentados por estudantes e famílias | Escola da Inteligência

  • Acompanhamento das aulas. ...
  • Uso das tecnologias. ...
  • Educação inclusiva. ...
  • Inclusão dos estudos na rotina doméstica. ...
  • Frustração diante das dificuldades. ...
  • Aproximação entre a escola e a família.

Enquanto a alfabetização tem como foco ensinar a ler e escrever, o letramento foca em ensinar a criança a entender o que lê, estimulando, assim, o domínio individual e social das habilidades de leitura e escrita do aluno.

Em sala de aula, desenvolver trabalhos e atividades pautados na colaboração é uma prática bastante rica para o alfabetizar letrando, haja vista que a cooperação entre as crianças é um meio eficaz para favorecer a troca de experiências e a discussão em contextos reais sobre práticas de leitura e escrita.

De acordo com Magda Soares, professora e pesquisadora de Educação, “A diferença entre alfabetização e letramento está no domínio que o sujeito tem sobre a leitura e a escrita.”.

Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p. 86).

Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.

Enquanto a alfabetização leva em conta a capacidade de juntar letras e formar palavras, o letramento leva a conta a interpretação de textos e de contextos. Ele se refere a como a pessoa consegue interagir na sociedade. Uma pessoa alfabetizada, portanto, nem sempre é letrada.