Porque álcool e gasolina se misturam?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 2 de maio de 2023
3.9 / 5 18 votos

A gasolina, por sua vez, é uma substância apolar, e o etanol apresenta uma parte de sua molécula apolar e outra polar. Por esse motivo, o álcool dissolve-se na gasolina. Assim, a mistura gasolina e etanol também é homogênea.

Uma delas é o aumento do índice de octanagem da gasolina. Isso é bom porque a gasolina entra em combustão no momento certo e não, antes. Outro lado positivo é que o álcool diminui a emissão de monóxido de carbono na atmosfera. O meio ambiente agradece!

gasolina

No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, pois auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.

A quantidade de dióxido de carbono e monóxido de carbono produzidos a partir da combustão do etanol é bem menor do que na combustão da gasolina. O etanol, mais uma vez, pode ser considerado um combustível menos poluente.

Essa diferença acontece devido ao valor de octanagem de cada combustível. No caso da gasolina, estamos falando de cerca de 85 octanos, enquanto o álcool tem cerca de 110 octanos, o que significa que ele suporta uma compressão maior do que a gasolina.

O consumidor deve dividir o valor do litro de etanol pelo valor do litro da gasolina. Se der até 0,70, o álcool compensa mais. Segundo o engenheiro Gabriel Branco, especialista em motores, um veículo abastecido com etanol rende, em média, 30% a menos do que se estivesse com gasolina.

Em resumo, a maior robustez de um motor a diesel é necessária justamente porque ele tem a taxa de compressão mais elevada e, consequentemente, gera mais torque.

Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque.

combustível de
Um biocombustível limpo, acessível e de baixo carbono, proporciona redução significativa nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) para combater o aquecimento global, um dos desafios mais sérios deste século. Quando comparado à gasolina, o etanol emite até 90% menos CO2.

Importância do etanol
O etanol é uma importante substância química em diferentes áreas. Para a área de geração de energia, a natureza renovável desse combustível o torna um forte substituto para os combustíveis fósseis derivados do petróleo, como a gasolina e o diesel.

Etanol

Etanol: o motor ganha em desempenho. E se trata de um combustível mais limpo, que não provoca os indesejados depósitos carboníferos na câmara de combustão nem suja tanto o ar que respiramos. Gasolina: O consumo é menor que o do etanol e, portanto, oferece maior autonomia, exigindo menos paradas no posto.

etanol

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

Com o tempo, toda essa sujeira começa a prejudicar o funcionamento do motor. “Por ser um excelente detergente, o etanol pode ajudar a limpar o sistema, principalmente válvulas e injetores”, diz o especialista, lembrando que a gasolina aditivada possui a mesma função e pode ser aplicada com o mesmo fundamento.

Por que se recomenda abastecer com gasolina o carro flex no momento de uma viagem pela estrada? Simples: a gasolina confere uma autonomia maior ao automóvel, já que seu consumo chega a ser 30\% inferior ao do etanol.

Qual a diferença entre gasolina comum e aditivada? As duas gasolinas têm o mesmo grau de octanagem, definido pela ANP. A diferença é que a gasolina aditivada conta com detergentes, dispersantes e até mesmo agentes anticorrosivos, dependendo da marca, que limpam o motor.

1. Motor GSE Turbo 1.3: 142,3 cv/l. O novo motor produzido no Brasil já estreia com o troféu de melhor rendimento.

Álcool

O Álcool é o combustível mais explosivo utilizado nos veículos, no entanto, ele é consumido mais rapidamente e acaba primeiro que a gasolina. Assim, podemos dizer que os motores a álcool são mais potentes e menos econômicos que os motores a gasolina.