Porque água de colónia tem hífen?

Perguntado por: noliveira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Esse é um dos substantivos que apresentam elementos de ligação (nesse caso, o "de"). Uma regra do novo acordo ortográfico determinou o fim do hífen nesses casos. Porém há exceções. Quando a palavra indica elementos da natureza ou quando já é consagrada pelo uso leva hífen.

Em palavras compostas por espécies botânicas e zoológicas: couve-flor, bem-te-vi, bem-me-quer, eva-do-chá, abóbora-menina, erva-doce, feijão-verde. 3. Nos compostos com elementos além, aquém, recém e sem: além-mar, recém-nascido, sem-número, recém-casado, aquém-fiar, etc.

O hífen não é usado em todas as palavras em que o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começar com "r" ou "s". Nesses casos, deve-se duplicar essas consoantes. Exemplo: antissemita; contrarregra; minissaia; microssitema; extrarregular.

Água de colônia se chama água-de-colônia porque nasceu em Colônia, na Alemanha. Giovanni Maria Farina vivia em Piemonte, na fronteira da Itália com a Suíça. Mudou-se para Colônia no início do século 18.

A colônia tem a menor porcentagem de concentração de essência na mistura, chegando até 4%. Não há um tipo específico de água de colônia, mas há vários tipos de essência.

Guarda-chuva é uma palavra composta, portanto precisa ser escrita com hífen. O termo guarda-chuva é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal “guarda” e do substantivo “chuva”.

"mata-burro", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008 2021, https://dicionario.priberam.org/mata-burro [consultado em 03-05-2021]. b) Emprega-se o hífen nos compostos sem elemento de ligação quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representado por forma verbal.

*Exceções: Não se usa o hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo. 2. Usa-se o hífen em compostos que têm palavras iguais ou quase iguais, sem elementos de ligação.

A forma correta de escrita da palavra é couve-flor, com hífen. As palavras couve flor e couveflor estão erradas. Couve-flor é um substantivo composto por justaposição, não havendo alteração dos seus elementos formadores.

"Sem-vergonha", com hífen, é uma adjetivo composto, cujo significado é aquele que não tem dignidade; canalha; devasso. "Sem vergonha", sem hífen, é a junção da preposição "sem" com o substantivo "vergonha", cujo significado é desprovido de sentimento causado pela inferioridade ou pela indecência.

Após os prefixos que terminam com a mesma vogal que inicia o segundo elemento da palavra composta: micro-onda, anti-inflamatório etc. Em palavras compostas, com elemento de ligação: dia-a-dia, fim-de-semana etc. Não se usa hífen em palavras compostas, com elemento de ligação: dia a dia, fim de semana etc.

Ainda de acordo com a regra anterior, usa-se hífen quando o primeiro elemento (prefixo) terminar em vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal. Além disso, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que fazem referência a espécies botânicas e zoológicas, como: erva-doce e beija-flor.

Exceção: Em cor-de-rosa, mantém-se o hífen, porque seu uso já está consagrado.

Onde aplicar
Entre os pontos essenciais estão os pulsos e atrás das orelhas. Porém, como a colônia é mais leve, ela também pode ser aplicada em outras partes do corpo, e é por isso que também é chamada de “body splash”.

Como usá-la? Você pode borrifar a colônia nos pulsos, no antebraço, atrás das orelhas ou no pescoço —partes do corpo com mais circulação. Também pode ser aplicada nos cabelos e até na roupa, que são lugares frios e contribuem para que o perfume dure mais.

Um imigrante italiano chamado Gian Paolo Feminis, apotecário na cidade de Colônia na Alemanha, copiou a fórmula da água de Florença para criar o perfume Aqua Mirabilis. Essa « água » podia ser utilizada de várias maneiras, assim como a Eau de la Reine de Hongrie.

Eau de Cologne (água de colônia): Delicados e leves os EDC são conhecidos como colônias. No geral, possuem níveis de concentração em óleos de 2% a 5%, e sua durabilidade é mais baixa que os demais, fixando em média por duas horas. São perfeitas para o dia a dia ou para pequenos passeios.

Eau de toilette (pronuncia-se “ô de toalete”)
No Brasil, seu similar é o desodorante colônia. A concentração varia entre 5% a 15%.

Um perfume eau de toilette tem de 4% a 15% de fragrância concentrada em seu frasco, enquanto o eau de parfum tem de 10% a 20%. Isso faz com que ele dure na pele por mais tempo porque a sua concentração de óleos essenciais é maior, o que faz com que ele demore mais tempo para evaporar.

N.E. – Com o Acordo Ortográfico de 1990 – e conforme o ponto 6 da respetiva Base XV: Do hífen em compostos, locuções, e encadeamentos vocabulares –, a expressão arco-da-velha mantém os hífenes, por ser precisamente uma das exceções consagradas pelo uso, aí referidas.

Pode acontecer a justaposição com hífen ou sem hífen. Com hífen: Quando cada palavra mantém sua pauta acentual, como em navio- escola, roda-gigante, guarda-chuva. Sem hífen: quando as palavras não mantêm sua pauta acentual, como em passatempo, girassol.