Porque água com gás tem gosto?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Olha, a água com gás é a água mineral gaseificada, tá? Pra ficar com aquelas bolhinhas e o sabor mais ácido, ela tem CO2, que é o gás carbônico. E o bom é que, além de hidratar o corpo, a água com gás tem nutrientes que fazem bem pro corpo, como o cálcio, potássio e magnésio.

Pela presença do dióxido de carbono, se ingerida em grande quantidade, a bebida pode causar uma ligeira dilatação do estômago resultando em um leve desconforto. Ingerir muita água com gás pode fazer mal? Em excesso, a água gaseificada pode causar certo desconforto. Prefira o consumo da água mineral sem gás.

A água com gás é fabricada com a adição de dióxido de carbono sob pressão ao líquido. O resultado é que a bebida passa a conter ácido carbônico, um ácido fraco.

Segundo estudos realizados na Universidade de Nápoles, na Itália, a água com gás é uma boa aliada para o bom funcionamento do estômago, devido ao CO2 ajudar na sua estimulação, secreção e esvaziamento. Por isso, ingerir água com gás alguns minutos após as refeições pode ser uma boa ideia para amenizar a constipação.

Água com gás faz mal aos rins? Não, pelo contrário. A ingestão de água com gás estimula a hidratação, assim como a água mineral e, por isso, faz com que os rins funcionem melhor.

Entre água com gás e água tônica opte pela com gás
Apesar das quantidades de açúcar e outros aditivos químicos da água tônica serem pequenos, a água com gás ainda é preferível uma vez que só contém esses dois ingredientes em sua lista.

Joseph Priestley

Uma pessoa que beba mais do que uma bebida com gás (e com muito açúcar) por dia tem mais possibilidades de desenvolver uma doença hepática gordurosa causada por bebidas não alcoólicas do que uma pessoa que não beba nenhuma destas bebidas.

"A água gasosa gera uma pequena dilatação no estômago, causando uma sensação de saciedade precoce, o que para alguns pode ajudar nos sintomas de dispepsias (azia) e dificuldade de digestão", explica a nutricionista Roberta Nogueira.

“O ideal é que o consumo de bebidas, independentemente de qual seja, não seja feito durante as refeições. Mas, caso seja, o recomendado é que não ultrapasse 150 mL, o equivalente a ¾ do copo americano.” orienta Tati.

O fato de beber água após comer um doce não tem nenhuma relação com o desenvolvimento da doença, portanto isto não passa de um dito popular. O ideal para manter a saúde é beber muita água independente de comer doces e diminuir a quantidade dos alimentos ricos em açúcar.

Água com gás contém mais sódio? MITO. O processo de gaseificação da água não contempla a adição de sódio. A quantidade de sódio varia de acordo com as diferentes marcas de água mineral.

Em relação à água com gás aromatizada, a recomendação é que se opte pela bebida apenas se, na composição, não houver adição de açúcar. No caso de crianças, essa recomendação é ainda mais séria.

A água com gás simples, sem aditivos, é a que tem todos os benefícios da hidratação, sendo muitas vezes de grande ajuda a quem não tem muito hábito de beber água e prefere os refrigerantes devido à presença do gás, por exemplo.

A água com gás e limão traz sim benefícios à saúde, por exemplo, é uma bebida que contém vitamina C e é antioxidante. Além disso, o limão é uma fruta detox que, juntamente com a água com gás, ajuda então na limpeza do organismo e auxilia na digestão.

A grande maioria das marcas que encontramos à venda é gaseificada artificialmente, em um processo industrial idêntico ao dos refrigerantes: retira-se o oxigênio presente no líquido e injeta-se, em seu lugar, gás carbônico. A água tem de ser resfriada para absorvê-lo.

A água com gás não emagrece, mas auxilia muito na diminuição da ansiedade, provocando sensação de saciedade. Segundo estudo feito por cientistas da Universidade de Hyogo, no Japão, foi descoberto que pessoas que consumiram água com gás muitas vezes se sentiram inchadas.

Água com gás aumenta a pressão arterial: verdade
Embora esse seja um lado negativo da água com gás, é preciso ressaltar que não é exatamente uma regra. Isso porque o que faz a bebida aumentar a pressão arterial é a presença de sódio em sua composição, mas algumas contam com um teor menor desse mineral.

A água com gás hidrata tanto quanto, e tem os mesmo nutrientes da água natural. Além disto, a adição do dióxido de carbono não faz mal à saúde porque o corpo absorve e elimina este gás.