Porque Agar foi mandada para o deserto?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

A maioria dos motivos do sofrimento humano é devido à falta de fé e comunhão com Deus. O livro de Gênesis (21.15-21), narra a história de Agar, mãe de Ismael, que foi rejeitada por Sarah (esposa de Abraão) e saiu errante para o deserto.

Alguns diriam que o anjo foi insensível à dor de Agar, mas o fato é que o anjo estava ali para ajudá-la e sinceramente, empatia não muda nada na vida de quem está sofrendo. Logo que Agar fala de Sarai, o anjo então diz a ela para voltar e se humilhar diante de Sarai - exatamente o contrário que Agar tinha feito.

No deserto o anjo do Senhor visitou Agar ao lado de uma fonte, e lhe deu instruções para voltar à casa de Abraão. Além disso, ela também escutou que teria uma descendência muito numerosa (Gn 16:7-13). Ao regressar para junto de Sara, Agar finalmente deu à luz a Ismael.

Significado: Do hebraico hagar, o mesmo que fuga. Na Bíblia, era o nome da concubina de Abraão, que foi expulsa para o deserto.

15 E Agar deu um filho a Abrão; e Abrão chamou o nome do seu filho, que Agar tivera, Ismael. 16 E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar lhe deu Ismael.

de·ser·to |zé|
1. Ermo, despovoado, solitário. 2. Pouco frequentado .

O deserto na vida do cristão não deve ser sinônimo de morte, mas de aprendizado! O deserto não é para matar você, mas para treiná-lo. Que Deus te abençoe! Todos temos dias de alegria, dor e aflição.

Utilizado em grande escala na microbiologia, principalmente para culturas sólidas de bactérias, o Agar (também conhecido como ágar-ágar) é um meio de cultura obtido a partir de algas marinhas vermelhas e formado por uma combinação de agarose e agaropectina.

Agar nos ensina, que Deus está presente em nossa vida.
Deus ofertou sua presença para aquela mãe e aquele filho. Os ajudou. Ele havia prometido para Abraão que esse seu filho também seria uma grande nação (Gn 21:14). Ele havia prometido para Agar que Ismael seria uma grande nação (Gn 21:18).

O livro de Gênesis (21.15-21), narra a história de Agar, mãe de Ismael, que foi rejeitada por Sarah (esposa de Abraão) e saiu errante para o deserto.

Estão presentes para te proteger, estão presentes para te favorecer. É certo que eles estão a cumprir um mandato do Senhor, mas devemos mostrar-lhes a nossa gratidão pelo grande amor com que obedecem e nos socorrem em tantas necessidades.

Abraão amava a Ismael, e até chegou a pedir que Deus o considerasse como o seu herdeiro prometido. Mas quando o menino tinha 13 anos de idade, Deus renovou sua promessa com Abraão, que naquela ocasião tinha 99 anos.

Agar era escrava de Sara, esposa de Abraão, primeiro patriarca de Israel. Em meio a tantas particularidades da vida de Abraão relatadas em Gênesis, a história de Agar é quase ignorada em nossos púlpitos. Quando ouvimos falar sobre ela, são comuns discursos que a colocam na posição de inimiga e destruidora de lares.

Agar era a serva de Sara. Sara estava velha e não tinha filhos. Ela disse a seu marido, Abraão, para se casar com Agar para que eles pudessem ter filhos. Abraão e Agar se casaram e logo Agar teria ter um bebê.

O Messias, da linhagem de Isaque, também seria o Salvador dos demais descendentes de Abraão e de todas as famílias da terra. Entretanto, os descendentes de Ismael se tornaram inimigos ferrenhos de Israel, descendentes de Isaque (Salmo 83.1-18). E permanecem assim até os dias de hoje.

Gênesis: Ismael sacrifica a própria filha e queima Isaque com 'marca do mal'; entenda.

É traduzido literalmente como "Deus escutou", sugerindo que "uma criança assim chamada foi considerada como cumprimento de uma promessa divina".

Origem. Do hebraico: Yishmaél, de shama. O nome é uma compilação de várias palavras (shama= ouvir, obedecer; shoma= notícia; El=Deus).

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.