Porque agachamento livre é melhor que no Smith?

Perguntado por: uqueiroz6 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Enquanto o agachamento com barra livre ativa um número maior de fibras musculares e depende de mais músculos secundários para apoio, a máquina Smith é melhor para trabalhar músculos específicos, particularmente os isquiotibiais e os glúteos.

Agachamento búlgaro
O agachamento búlgaro é uma variação mais avançada e perfeita para trabalhar bem o quadríceps e o glúteo. Ele, inclusive, é considerado um dos tipos de agachamento mais eficientes para ativar essas regiões.

Quais os principais benefícios do agachamento livre? O agachamento livre oferece diversos benefícios, incluindo: Fortalecimento dos músculos das coxas e do core. Melhora da postura.

leg-press

O leg-press é uma boa alternativa para o agachamento.

quadríceps

O agachamento trabalha principalmente os quadríceps femorais, os glúteos, adutores, os músculos eretores da espinha, os abdominais e os posteriores da coxa.

No entanto, fazer o agachamento no Smith usando uma carga adequada não causa nenhum mal e ainda vai te ajudar a focar mais em músculos específicos da parte inferior do corpo sem se preocupar tanto com o equilíbrio e com os músculos estabilizadores da parte superior.

O exercício stiff é indicado para alunos avançados já que requer coordenação e força de vários músculos. Você pode realizá-lo de várias formas: com dumbells, no smith, barra, unilateral e em plataformas instáveis – esse por sua vez requer maior controle corporal que os anteriores.

Comece com uma rotina de 15 agachamentos por dia e descanse estes músculos algumas vezes por semana para promover uma boa recuperação. 15 agachamentos 3-4 vezes por semana será um bom começo. Aos poucos, você vai aumentando o número até chegar a 50 agachamentos por dia.

Como melhor agachamento para aumentar os glúteos estão o agachamento livre e o agachamento sumô. O primeiro é regra para quem deseja hipertrofiar os músculos, além disso, esse tipo de exercício é capaz de produzir hormônios anabólicos. Já o agachamento sumô trabalha, além dos glúteos, a parte interna das coxas.

O agachamento búlgaro é também um bom exercício para fortalecer as pernas e favorecer a hipertrofia. Para fazer esse exercício, deve-se dar um passo grande à frente e apoiar o pé de trás em um banco ou cadeira, inclinar um pouco o corpo para frente e descer tentando encostar o joelho de trás no chão.

É possível fazer agachamento todos os dias? Se o seu objetivo é garantir hipertrofia, saiba que realizar o mesmo agachamento todos os dias, sem variação, não é uma boa ideia. Segundo especialistas, o músculo deve descansar em torno de 48 horas para poder se desenvolver durante o repouso.

“Assim como em qualquer outro exercício, não é recomendado fazer agachamento diariamente. O descanso é fundamental para a recuperação muscular e para evitar lesões” diz Gisele Santos, professora e consultora do Smart Fit Coach.

No agachamento livre, não é recomendado abaixar os quadris além da linha dos joelhos. De fato, isso pode sobrecarregar as costas e remover boa parte da tensão muscular dos glúteos.

Melhores aparelhos para perder peso

  • Bicicleta ergométrica: Este aparelho é considerado um dos mais confortáveis, isso porque traz a vantagem de ser praticado sentado, fazendo com que as costas e as articulações não sofram tantos impactos. ...
  • Aparelho elíptico: ...
  • Esteira elétrica: ...
  • Leia também.