Porque Activia regula o intestino?

Perguntado por: apinhos . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Os resultados mostraram que, em média, os produtos repletos de micro-organismos do tipo Bifidobacterium desaceleraram o tempo de trânsito intestinal (o que quer dizer que a digestão se tornou mais saudável), aumentaram o número de evacuações semanais e ajudaram a suavizar as fezes, facilitando sua passagem.

Mas será que há algum risco a quem ingere probióticos vivos? Adultos saudáveis podem adicionar probióticos vivos à dieta com segurança visto que, em geral, estudos indicam que o seu consumo não traz qualquer tipo de risco à saúde.

Para agilizar o trânsito intestinal, pode ser vantajoso optar pelo iogurte de quefir (feito a partir de leite fermentado como a famosa “flor de iogurte” ou “cogumelo tibetano”) ou dar prioridade a iogurtes bifidus, com baixo teor de açúcar e gordura, reconhece.

O mais conhecido dos brasileiros, o Yakult, contém bactéria em quantidade suficiente, mas falhou nos outros dois testes, enquanto o Actimel ficou aquém do número de bactérias que sobrevivem no estômago.

Como tomar Probióticos: 1) Tomar os probióticos à noite, antes de dormir – para melhor absorção.

Antes de dormir, ele pode dar uma forcinha extra para uma noite tranquila. É que o produto contém um aminoácido, chamado triptofano, que ajuda no sono.

Embora existam resultados promissores do consumo de probióticos, seja através de alimentos ou suplementos, algumas pessoas podem apresentar sintomas temporários como gases, inchaço e sensação de estufamento. Esses efeitos são comuns e provocados pela fermentação que as bactérias realizam no intestino.

O Yakult, um leite fermentado pela bactérias Lactobacillus casei Shirota, é o mais famoso dentre os alimentos probióticos.

Os resultados mostraram que, em média, os produtos repletos de bactérias "do bem" desaceleraram o tempo de trânsito intestinal em 12,4 horas (o que quer dizer que a digestão se tornou mais saudável), aumentaram o número de evacuações semanais em 1,3 vez e ajudaram a suavizar as fezes, facilitando sua passagem.

Intestino preso? Aposte em frutas laxativas

  • Ameixa fresca ou seca.
  • Mamão.
  • Kiwi.
  • Abacaxi.
  • Figo.
  • Amora.
  • Abacate.
  • Laranja.

Uma mistura única de bactérias
As nossas 5 estirpes de bactérias especialmente selecionadas — incluindo os probióticos que contribuem para a saúde* — são adicionadas ao nosso leite fresco para o transformar em leite fermentado. Privilegiamos o uso de ingredientes de origem 100% natural sempre que possível.

  • Alimentação pobre em nutrientes, fibras e minerais. As comidas que prendem o intestino costumam ser pobres de nutrientes, fibras, minerais, de difícil ou digestão muito rápida. ...
  • Goiaba. ...
  • Maça ou pera cozida sem casca. ...
  • Suco de caju. ...
  • Frutas não maduras. ...
  • Outros alimentos e legumes que prendem o intestino.

Desta forma, os iogurtes com probióticos são boas opções para manutenção de uma flora intestinal equilibrada, favorecendo para o adequado funcionamento intestinal, diminuição de fermentação (gases) e melhorando a absorção de micronutrientes", destaca a nutricionista Mariana Duro.

Uma dieta variada e rica em fibras é importante para um microbioma saudável, disseram as especialistas. A microbiota adora alimentos com muita fibra, como frutas e legumes, disse Elizabeth. A fibra não é bem digerida no estômago e tende a ser decomposta mais pelos microrganismos, e se move pelo intestino, acrescentou.