Porque acende a luz da injeção eletrônica?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Existem algumas situações comuns que deixam a luz de injeção acesa e na maior parte dos casos, elas estão relacionadas aos componentes e peças do sistema de alimentação do motor. Defeitos nas velas ou cabo de velas, bicos injetores, bobinas ou sensores estão entre os principais motivos de luz da injeção acesa.

Apagar luz da injeção eletrônica manualmente
É possível que em alguns veículos, a luz de Check – luz da injeção eletrônica, se apague automaticamente depois que o carro for ligado e desligado três vezes seguidas, sem ligar o motor.

Quando a luz da injeção eletrônica não apaga podem estar ocorrendo desde problemas simples como tampa de gasolina solta, sensor de oxigênio ou vela de ignição com defeito, até coisas mais graves, como um conversor catalítico defeituoso, ou problemas graves de falha no motor. Dessa forma, não podemos ignorar esse sinal.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Os sinais de problemas na injeção eletrônica
Os principais sinais são a dificuldade de dar a partida no carro, o aumento excessivo (e até repentino) no consumo de combustível, a perda de potência do motor e a aceleração da marcha lenta.

Isso não significa que há algum problema, mas sim que a verificação padrão do sistema está sendo feita. Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos.

– Luz da injeção eletrônica
Por fim, o sinal mais evidente de que o catalisador necessita ser trocado é quando a luz da injeção eletrônica é acionada no painel do veículo.

Uma das luzes de alerta do painel, quando se acende, ilumina a imagem de um pequeno motor e significa problema na injeção de combustível. Ela é amarela, o que significa que não há urgência, mas o carro tem que ser levado à oficina para verificação.

É preciso esperar a luz da injeção apagar para dar a partida? Talvez você já tenha ouvido que é necessário esperar a luz da injeção eletrônica se apagar antes de dar partida no carro, porém, esse é um mito comum relacionado aos automóveis. Lembre-se de que ela só deve ser motivo de preocupação se permanecer acesa.

Luz acessa no painel, em geral, não é bom sinal. No entanto, há algumas variações, principalmente na questão de cores e esse é um belo exemplo do significado das luzes do painel. Luz vermelha acessa no painel significa emergência, já luz amarela acessa significa alguma advertência.

A injeção eletrônica é um sistema que garante o envio controlado de combustível ao motor do veículo. Além disso, esse sistema também consegue controlar pressão do ar, marcha lenta, válvulas e tempo de ignição. Tudo isso garante melhor rendimento e funcionalidade ao veículo.

Se ela ficar acesa com o motor ligado, significa que alguma peça da injeção não está funcionando adequadamente. Alguns desses problemas tem efeitos imperceptíveis a curto prazo, mas outros podem fazer o carro começar a falhar imediatamente.

A solução é simples: basta completar o nível no cárter. Porém, se a luz se acende e o nível está correto é algum problema grave no sistema de lubrificação, o carro deve ser levado imediatamente para a oficina.

se eu tirar ela do sistema e rodar sem ela ligado será que ela vai fazer o motor. desligar o motor perder. força o motor engasgar o coisa parecida porque uma coisa que você tem que entender as coisas alguns concorrentes que eles estão aqui mais é pra encher o saco do motor vi própria mente fazer o motor funcionar.

Problemas comuns na injeção eletrônica
Dentre os problemas mais comuns, estão eletroinjetor sujo, vela, cabo de vela, ou até mesmo combustível adulterado.

Instalada no cano de escapamento, a sonda lambda monitora a quantidade de oxigênio que está contida no gás expelido pelo coletor de escape e repassa essa informação para a unidade eletrônica de gerenciamento. “O sensor de oxigênio é um dos mais importantes componentes que garantem o bom funcionamento do veículo.

Esse é um serviço que não costuma ser muito caro, mas seu valor varia muito entre oficinas. Na média, o preço da limpeza tem um custo médio girando entre R$ 80,00 e R$ 200,00.

A origem do problema pode ser desde um fio desconectado na ignição, que impeça o acionamento da bomba de combustível, até um defeito na parte elétrica da moto ou no bico injetor. Com o uso de equipamento adequado, o reparador pode fazer vários testes nos sensores e nos atuadores, para poder identificar o problema.

Se a luz acende é problema na injeção eletrônica, pra saber só com scanner, pode ser desde erro na leitura dos parâmetros até problema no ajuste da admissão de ar e combustível ou problema pra ajustar a lenta quando o ar liga e "pesa" no motor, leva em um mecânico e pede pra fazer a leitura com scanner e ver o erro que ...