Porque Abraão saiu de Canaã?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 2 de junho de 2023
4 / 5 9 votos

Na terra de Canaã, Abraão ofereceu sacrifícios, e o Senhor declarou que essa terra deveria ser a terra prometida no convênio abraâmico. Por causa da fome na terra, Abraão decidiu viajar para o Egito.

75 anos de idade

Rumo à Canaã
Reza o Antigo Testamento, no capítulo 12 do livro de Gênesis, que Abraão, por volta de seus 75 anos de idade, recebeu um chamado de Deus para partir rumo aos recantos de Canaã.

Durante 40 anos, eles percorreram o deserto do Sinai, onde formaram uma nação e receberam a Torá (Pentateuco), que incluía os Dez Mandamentos e deu forma e conteúdo à sua fé monoteísta.

Nessa fase, quatro eram os povos que habitavam Canaã: os cananeus, os israeli- tas, os moabitas e os amonitas.

O primeiro dos patriarcas de Israel, nascido em Ur, chefe de um clã arameu, na Caldéia, que emigrou para Canaã.

A história dos hebreus está relacionada com o patriarca Abraão. Esse personagem é apresentado no relato bíblico como um pastor seminômade que vivia na região de Ur, localizada na Mesopotâmia.

Quando o Senhor livrou os israelitas do Egito, Ele disse que os conduziria à terra de Canaã, que era a terra que tinha sido prometida a Abraão, Isaque e Jacó e sua posteridade para sempre.

Moisés era filho de Amram e Jocabed, da tribo de Levi, uma das 12 tribos que diziam ser descendentes de Abraão.

Não se pode afirmar que Abraão foi o primeiro monoteísta. A religião patriarcal era a do clã, na qual havia o Deus patrono, o mais cultuado, mas não havia necessariamente a exclusão dos demais deuses do panteão.

Você sabia que Abraão caminhou cerca de dois mil quilômetros até chegar na Terra Prometida? - Novidades - R7 Gênesis Responde.

Originalmente, os hebreus eram uma comunidade semita que falava a língua hebraica e cujas histórias e tradições foram documentadas na Bíblia Hebraica (Antigo Testamento para os cristãos). O termo "hebreu" está ligado aos primeiros patriarcas bíblicos, como Abraão, Isaac e Jacó.

A visão de Deus, um anjo e a voz do Senhor, enquanto Abraão estava deitado sobre o altar. (Ver Abraão 1:15–19.) O Senhor aparece a Abraão quando ele ora na terra de Harã. (Ver Abraão 2:6–11.)

Em termos de extensão territorial, seria do Rio do Egito ao Rio Eufrates (na região do mar Morto e do mar de Quínerete), o que hoje compreenderia aos atuais territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.

Deus prometera a Abrão uma porção de descendentes quando ele tinha 75 anos (Gn 12.4). Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu (Gn 21.5). Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos pela promessa.