Porque abdominal não faz perder barriga?

Perguntado por: nsalgueiro . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Por muito tempo, o ato de perder barriga esteve associado à prática de fazer abdominais. No entanto, os exercícios abdominais não ajudam a queimar gordura localizada. Eles, na verdade, têm a função de fortalecer e aumentar a resistência e o volume dos músculos do abdômen.

Além disso, o estilo de vida inadequado, como o estresse, é um grande vilão para a perda de gordura abdominal. Em situações de estresse, nosso corpo libera cortisol que, quando em excesso no sangue, favorece o acúmulo de gordura na região do abdômen.

De acordo com o site Livestrong, combinar três séries de abdominais com 25 a 50 repetições cada é ideal para quem pretende esculpir a zona da barriga. Melhor ainda, só precisa de fazer abdominais três vezes por semana se estiver simultaneamente a praticar exercícios cardiovasculares e a fazer treinos de força.

A barriga saliente, também chamada de pochete, que não desaparece nem mesmo com dieta e exercícios, pode ser resultado da má postura. O excesso de volume na região abdominal pode ser resultado dos vícios de postura que adotamos ao longo da vida.

Baixo tônus muscular - A primeira razão para um abdômen flácido é a falta de músculos na região. Enquanto algumas pessoas têm um grau de desenvolvimento abdominal, outras, simplesmente, não têm. O resultado é trabalhar pesado com exercícios que fortaleçam a barriga.

aeróbicos

Na realidade, os exercícios mais indicados para perder barriga são os aeróbicos. Isso porque esse tipo de exercício, além de ajudar a emagrecer, também melhora o condicionamento físico e a capacidade pulmonar, e ajuda a perder gordura localizada.

Um dos exercícios para perder barriga rápido e afinar a cintura que você não pode esquecer é o abdominal alpinista, também chamado de escalador. Esse exercício vai trabalhar o core e vários outros músculos do corpo.

A corrida é um exercício aeróbico muito eficiente para emagrecer e perder a barriga, pois além de ativar diversos músculos e promover a resistência muscular e melhora do condicionamento físico e da capacidade cardiorrespiratória, acelera o metabolismo, estimulando a queima de gordura.

Magro e com gordura? Veja 4 dicas para perder a barriga de vez

  1. Alimentação é fundamental. Não tem como fugir dessa questão. ...
  2. Quer perder a barriga de vez? Se movimente e treine com regularidade. ...
  3. Fique atento a questão postural e de fortalecimento na região. ...
  4. Procure fazer mais atividades aeróbicas.

Faça uso de uma fita métrica
Meça a sua circunferência abdominal. Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura.

As mulheres têm maior propensão a acumular gordura nas coxas e no bumbum. Já entre os homens, a prevalência do acúmulo é na região do abdômen.

Afinal, pode fazer abdominal todos os dias? Até pode, mas isso não fará com que os resultados no abdômen apareçam mais rápido. Profissionais da área e estudiosos já provaram que treinar o mesmo grupamento muscular de forma consecutiva não dá o tempo necessário para as fibras se desenvolverem.

Alimentação adequada ajuda na queima de calorias, o treino vem para trabalhar o abdômen. Isso ajudará a eliminar a gordura localizada e a proporcionar aqueles gomos tão desejados. Fazer abdominais todos os dias vai aumentar a resistência da região, mas não elevará significativamente a massa muscular.

Se você quer perder gordura abdominal, terá que se movimentar e isso significa fazer uma atividade aeróbica, como correr, andar de bicicleta, nadar ou caminhar. É a única maneira de acelerar o metabolismo.

Essa gordura localizada pode estar relacionada à genética, à alimentação, ao sedentarismo e também à forma de se vestir, já que calças largas contribuem para o aumento da barriga.

Como emagrecer 1 kg por semana

  1. Tomar chá termogênico. ...
  2. Evitar líquidos durante as refeições. ...
  3. Evitar molhos nas refeições. ...
  4. Mastigar bem os alimentos. ...
  5. Dormir 8 horas por noite. ...
  6. Evitar alimentos industrializados. ...
  7. Tomar suco detox.

“A programação de treinos com exercícios de alta intensidade com agachamentos, levantamento terra, supino, barra fixa, corrida, bike, remo, saltos de corda, aliados com uma alimentação equilibrada e muita disciplina, vão te dar esse resultado”, explica ele.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.