Porque a zebra é preta e branca?

Perguntado por: rcapelo . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

A ideia básica dos pesquisadores é a de que as listras pretas absorveriam o calor e aqueceriam as zebras na manhã; já as listras brancas refletem mais a luz e, portanto, poderiam ajudar a refrescar os animais enquanto eles pastam por horas sob o sol escaldante.

Isso explicaria o porquê do pelo preto das zebras: eles estão repletos de melanina. Em contrapartida, a melanina está ausente nos fios brancos. Em essência, isso ocorre porque os folículos que compõem as listras brancas têm melanócitos "inativadas" — o que significa que não produzem pigmento algum.

Resposta verificada por especialistas
Essa associação foi feita com o animal da zebra devido as suas listras, que a tornam visualmente metade branca e metade preta, devido à sua coloração.

zebra de Grevy

A zebra de Grevy, a espécie de zebra mais rara do mundo, foi a mais atingida pela seca.

O golfinho-liso-do-sul (Lissodelphis peronii) é um cetáceo encontrado em águas do hemisfério Sul. O animal se diferencia de seus “primos” visualmente por sua cor preta e branca.

A ideia básica dos pesquisadores é a de que as listras pretas absorveriam o calor e aqueceriam as zebras na manhã; já as listras brancas refletem mais a luz e, portanto, poderiam ajudar a refrescar os animais enquanto eles pastam por horas sob o sol escaldante.

Segundo os autores, a função da listra das zebras é a de funcionar como um repelente. Isso mesmo! As listras afastam mosquitos que poderiam sugar o sangue desses animais e até mesmo transmitir doenças. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores observaram algumas espécies de equinos, como zebras e cavalos.

Segundo o artigo de Caro e colaboradores, as listras das zebras funcionam como um repelente natural. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após estudarem sete espécies de zebras, cavalos, asnos e algumas subespécies, bem como os locais em que esses animais viviam.

Pepita é uma zebra macho, tem oito anos e mora no Parque Boa Luz. Nasceu em São Paulo, chegou selvagem em Laranjeiras e foi domada há dois anos e meio com muita paciência e dedicação.

As zebras possuem um período de gestação de 10 a 12 meses. Elas geralmente dão à luz um único filhote, o qual nasce muito ativo, sendo capaz de se levantar, correr e mamar.

Zebras que ficam isoladas chamam a atenção para a sua situação, fazendo um som áspero como uma combinação de latido e zurro, que atrai as outras zebras de volta para protegê-la.

Sua coluna não suportaria selas e/ou uma pessoa em cima. Elas não servem nem para transporte de cargas. Mesmo que fossem 'legais', sua estrutura corporal não ajudaria. Contudo, não é impossível montar uma zebra.

abelha. abutre. alpaca.

A cena trata de um infanticídio na natureza. Conforme a Ong Biodiversidade Brasileira, está é uma prática comum. "Esse comportamento ocorre porque os pais possam economizar energia. Eliminando o indivíduo com menor chance de sobrevivência, os adultos buscam aumentar a chance dos outros filhotes", reporta a instituição.

a zebra-macho e a zebra-fêmea.

São diversos bichos em 3D para você brincar, incluindo cães, gatos, zebras, girafas, hipopótamos e até um assustador tubarão. O recurso é bem simples de usar: basta fazer uma busca pelo nome do animal no app do Google e, se ele estiver disponível, o buscador dará a opção de ver o animal em 3D.

Enquanto os humanos são capazes de enxergar 150 cores e terem sensibilidade para perceber as cores vermelha, azul e verde, os cachorros limitam-se apenas a 40 cores e são sensíveis apenas alguns tons das cores azul e amarela, vendo todo o rest em cinza.

Eles apenas vêem amarelo, verde, azul e tons de violeta. Os animais também não tem capacidade para diferenciar entre tonalidades – uma visão análoga ao daltonismo humano. Os bois são extremamente sensíveis a movimentos bruscos e vindos de fora de seu campo de visão.

cães e gatos veem cores! Eles possuem as mesmas estruturas chamadas fotorreceptores, responsáveis pela visão colorida dos humanos. Só que, enquanto nossos olhos têm pigmentos de três tipos diferentes, o desses animais tem apenas dois e, por isso, as cores não são tão vibrantes para eles.

Na condição de presa, a zebra, tem campo visual lateral. Enxerga melhor o que está se aproximando sorrateiramente pelos lados.

Zebra é uma gíria comum em esportes para designar um resultado inesperado, como, por exemplo, a vitória de uma equipe fraca sobre outra considerada superior. Quando uma equipe favorita perde o jogo, diz-se que foi "zebra" ou que "deu zebra".