Porque a voz muda do nada?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Por que minha voz muda durante o dia? Porque a tensão do corpo varia e a voz tende a acompanhar nosso estado físico e emocional. A voz também é influenciada pelo ambiente. Por exemplo, em situações de muito barulho, a voz fica automaticamente mais forte e pode se cansar mais rapidamente.

Com o passar dos anos, os músculos da laringe se modificam, as cartilagens se endurecem, há menos lubrificação na região… Essas alterações tornam o sofisticado sistema de produção do som menos eficiente.

As lesões das cordas vocais manifestam-se geralmente com rouquidão, alteração do timbre vocal, interrupções frequentes de sons, fadiga vocal e redução na gama de sons. Associa-se por vezes tosse seca, pigarro e cansaço.

A rouquidão psicológica é aquela em que o estresse e a ansiedade geram muita tensão ou fadiga nas cordas vocais, alterando a voz e deixando o indivíduo rouco. Transtornos de saúde mental, na verdade, podem gerar até mesmo a perda total da voz.

Outro indício de alerta é quando, além da voz rouca, o paciente passa a ter sintomas como:

  • dor e dificuldades para engolir;
  • tosse persistente;
  • presença de ferida na garganta;
  • perda de peso;
  • dificuldade para respirar;
  • diarreia;
  • febre;
  • sensação de que há uma bola no pescoço.

Os principais sintomas são:

  • Rouquidão e mudança de voz persistente;
  • Irritação da garganta que não passa;
  • Nódulo no pescoço;
  • Tosse constante;
  • Dor ou dificuldade para engolir;
  • Dificuldade para respirar;
  • Perda de peso sem razão aparente.

Voz: A testosterona provoca o engrossamento da voz, por isso, o seu uso desmedido pode causar hipertrofia da laringe e consequente voz grave permanentemente.

Geralmente, a muda vocal ocorre entre os 13 e 15 anos nos meninos e um pouco mais cedo nas meninas, entre 12 e 14 nos e tem duração média de 6 meses. As alterações vocais relacionadas à muda vocal comumente podem extrapolar estes limites de duração e característica vocais observadas.

Na maioria dos casos, a rouquidão é uma condição temporária, decorrente de alguma irritação que desaparece em alguns dias. No entanto, quando ela começa a se tornar recorrente ou duradoura, pode estar indicando problemas médicos, que demandam atenção e intervenção.

Entre as mais comuns, estão as infecções de via aérea superior, como gripes e resfriados; lesões benignas das cordas vocais – nódulos, pólipos e cistos –; alterações estruturais mínimas da laringe, geralmente desenvolvidas ao nascimento; doenças neurológicas e tumores benignos, como o papiloma; e, por fim, tumores ...

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:

  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.

Um sintoma inicial de câncer de laringe costuma ser a rouquidão, mas dor de garganta, dificuldade para engolir, sensação de um corpo estranho na altura do pescoço e dificuldades para respirar, desde que persistentes por mais de três semanas, também são sugestivos de câncer de laringe.

Bem Estar - Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz.

Hidratação. Cantores precisam manter seus corpos hidratados, de modo que as delicadas cordas vocais possam ter flexibilidade. A dica aqui é beber de dois a três litros de água ao longo do dia. Prefira, nesse caso, água em temperatura ambiente em vez de gelada.

Sim! Em situações de resfriado ou uso exagerado do volume da voz é esperado o aparecimento da rouquidão. Contudo, existem situações que a perda da voz pode ter relação direta com o estresse e a depressão, por exemplo.

De acordo com a literatura, os indivíduos sob o efeito da ansiedade podem apresentar alguns problemas da comunicação, como: voz mais aguda ou quebras na frequência, ressonância laringo-faríngea, respiração superficial, aumento da tensão muscular, restrição do vocabulário, disfluência, entre outros(16,22).

Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) é qualquer forma de desvio vocal relacionado à atividade profissional que diminua, comprometa ou impeça a atuação ou a comunicação do trabalhador, podendo ou não haver alteração orgânica da laringe.

O câncer de laringe que se forma nas cordas vocais (glote), muitas vezes, causa rouquidão ou alterações na voz. Isso pode levar a um diagnóstico em estágio inicial. As pessoas que apresentam alterações na voz, como rouquidão que não melhora em duas semanas, devem procurar um médico.

Segundo ela, a mudança do tom de voz na mulher pode acontecer por vários motivos distintos, mas o principal (no caso de quem treina muito) é o aumento da testosterona, hormônio masculino presente em menor quantidade no corpo das mulheres.

Para a garganta utiliza-se laringoscópio e esse é um exame realizado no consultório, sem necessidade de anestesia. Para casos selecionados pode ser necessária a realização de uma laringoscopia direta sob anestesia geral.