Porque a vitamina D ajuda a emagrecer?

Perguntado por: amesquita4 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

A vitamina D auxilia no emagrecimento? Estudos mostram que há evidências positivas quanto à relação da vitamina D e o processo de emagrecimento. Isso porque esse nutriente colabora com a liberação de leptina, o hormônio que controla a saciedade. Ele não atua efetivamente sem a presença dessa vitamina.

vitamina D

A explicação principal é que a vitamina D está ligada à produção de adipocinas, substâncias secretadas pelo tecido adiposo responsáveis pela regulação do apetite, gasto energético, quebra de gorduras e glucose.

Ela está intimamente relacionada com as concentrações de fósforo e cálcio no corpo, aumentando nossa saúde osteomuscular, como no caso da formação dos dentes, ossos e músculos. Ela também tem um papel importante no fortalecimento da imunidade, na regulação da insulina e na produção de colágeno.

Em relação a horários, não há uma regra padrão sobre como tomar vitamina D. A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.

A falta de vitamina D pode deixar o organismo mais vulnerável a desenvolver algumas doenças, como raquitismo (exclusivamente em crianças), osteomalácia, osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e depressão.

O nível de vitamina D no sangue deve ser verificado após esta “terapia inicial” após 2-3 meses.

Isto porque a vitamina D é essencial para uma boa saúde do coração, para regular a presença de cálcio e ferro no sangue e prevenir o raquitismo na infância. Além disso, ela auxilia no combate a doenças autoimunes e até mesmo na prevenção da depressão.

Os profissionais de saúde podem recomendar que pessoas com níveis muito baixos de vitamina D tomem doses semanais muito altas de 50.000 UI por 8 semanas, seguidas de uma dose de manutenção de 2.000 UI por dia após seus níveis atingirem 30 ng/mL (3).

Se quer ficar com o corpo definido e tonificado então assegure-se que incorpora estes cinco nutrientes na sua dieta.

  • Vitamina B12. Tomar esta vitamina aumenta os níveis de energia e acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de peso.
  • Magnésio. ...
  • Vitamina C. ...
  • Glucomanano. ...
  • Cálcio.

O metabolismo fica acelerado por causa da quantidade de vitamina C e cálcio presente nos brócolis, que promove a queima de gordura. Já a clorofila, também existente no vegetal, ajuda a desintoxicar o fígado e estimula a produção de energia.

Segundo especialistas, a vitamina D pode fazer muito pela saúde dos fios de cabelos porque contribui para a formação de novos folículos capilares e também pode auxiliar a acordar aqueles fios que se encontram dormentes, causadores da calvície.

Pois bem. Estudos recentes demonstram que a vitamina D tem funções regulatórias vitais, isto é, regula a expressão de mais de 1000 genes, participando decisivamente do funcionamento de vários órgãos e sistemas. Por isso, alguns cientistas e estudiosos sugerem que a vitamina D seja considerada um “hormônio”.

Portanto, a suplementação de vitamina D se apresenta como uma estratégia que pode ser útil no tratamento da depressão e da ansiedade.

Escolha os suplementos que apresentam a vitamina D3 na formulação. Também conhecida por colecalciferol, é uma forma que tem melhor desempenho e absorção quando comparada com a vitamina D2 (apresenta apenas de 30% a 50% da potência biológica da vitamina D3).

A suplementação pode ser feita com diversos esquemas: – 50.000 UI, 1 vez por semana por 8 semanas; – 6.000 UI ao dia, por 8 semanas; – 3.000 a 5.000 UI ao dia, por 6 a 12 semanas.