Porque a virilha tem mau cheiro?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Este mau cheiro ocorre devido à produção de suor pelas glândulas sudoríparas apócrinas, presentes nessas regiões. Esse suor contém água e sais minerais, além de outras substâncias como restos celulares que são decompostos por bactérias presentes na pele.

Sim. Ter odor na vagina é completamente normal e, inclusive, é saudável. Na região vaginal estão presentes lactobacilos que ajudam a proteger o corpo de infecções e que, durante os seus processos de renovação celular, liberam secreções e odores — o chamado cheiro normal da vagina.

Aplique antitranspirante ou talco na virilha para prevenir problemas. O desodorante antitranspirante é um dos cosméticos mais consumidos pelo público masculino. Básico na rotina de cuidados, pode ser aplicado em outras regiões que não apenas as axilas.

A recomendação é que a higiene deve ser feita três vezes ao dia, de preferência com água, sabonete especial e usando somente os dedos. Esponjas, cotonetes ou qualquer outro apetrecho devem ser descartados, pois podem raspar a vulva e provocar ferimentos.

Odaban

O Odaban é o antitranspirante mais indicado para esta região, pois sua embalagem é em spray, facilitando a aplicação nesta região, e é o único que possui em sua fórmula componentes de proteção que permitem a aplicação em áreas sensíveis como é o caso das áreas íntimas.

Em geral, é transparente, sem cheiro, tem aspectos parecidos com clara de ovo e não exige nenhuma preocupação. No entanto, a lubrificação vaginal pode ser alterada de acordo com alguns fatores como menstruação, fatores psicológicos, tipo de roupa, entre outros.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

É indicado usar sabonete neutro no banho. E nada de fazer duchas vaginas: “elas alteram o pH e a flora bacteriana”, diz a profissional. Além disso, opte por calcinhas de algodão e evite os protetores íntimos diários.

Saiba que transpirar na virilha ou na vulva é algo normal. Isso porque a região possui glândulas sudoríparas, que são produtoras do suor. Entretanto, quando essa transpiração é excessiva, ocorre o que chamamos de hiperidrose, uma disfunção nas glândulas de suor que ocorre até quando a pessoa está em repouso.

Modo de fazer: No becker medidor de 1000ml adicione o álcool de cereais e em seguida adicione o extrato de própolis solicitado, misture bem para diluir todo a parte natural e não ficar bem homogêneo.

E, durante o dia, este problema pode aumentar! Para evitar que isso aconteça, basta que você aplique um pouco de talco sob o corpo, incluindo a região dos braços, virilha e axilas, reduzindo então este incômodo. O produto cria uma espécie de camada que protege a região, reduz a umidade e conserva o efeito desodorante.

"Os mais adequados são os de glicerina ou os específicos para higiene íntima, que agora são vendidos como um xampu (líquidos), especialmente para lavar a vulva." "Há sabonetes específicos para a higiene íntima que aumentam os lactobacilos, o germe principal de nossa microbiota", acrescenta.

Na higienização da região genital diária durante o banho, está liberado o uso de sabonetes íntimos, desde que usados uma vez ao dia, ou sabonetes de pH neutro, como os sabonetes de glicerina, de preferência na versão líquida.

O cheiro e o gosto da vagina mudam
Em geral, essas mudanças são sutis e podem não ser notadas. Porém, é possível perceber um leve cheiro e gosto metálico na proximidade do período menstrual, por exemplo.

Quando o HPV apresenta sintomas, os mais comuns são o desenvolvimento de verrugas genitais e lesões na pele e mucosas. Essas manifestações podem causar coceira, ardência, irritabilidade local e, nas mulheres, corrimento vaginal com forte odor.

A maioria das pessoas nunca saberá que têm HPV devido a que não apresentam sintomas e porque seus próprios sistemas imunológicos inativam o vírus.

O câncer no colo do útero pode causar corrimento vaginal (leucorreia) em tons de marrom. Pode, ainda, vir acompanhado de mau cheiro.

A candidíase não tem cheiro, mas quando a paciente está candidíase, significa que está com a flora vaginal alterada e ela coça. Isso pode causar uma contaminação secundária, modificar a secreção vaginal que, eventualmente, pode cheirar. Geralmente, os sintomas são coceira e um corrimento que forma uma nata de leite.