Porque a via sublingual é mais rápido?

Perguntado por: umoura . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

As mucosas situadas na região sublingual são altamente vascularizadas por capilares sanguíneos, motivo pelo qual sua absorção é altamente eficaz. Em comparação com a via oral, sua absorção se dá de uma forma muito mais rápida, devido ao contato quase direto com os capilares sanguíneos situados nessa região.

Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção.

Os comprimidos sublinguais são administrados abaixo da língua, o que oferece rápida absorção pelo organismo em comparação aos comprimidos tradicionais, que ainda precisam ser metabolizados pelo fígado para depois serem absorvidos pelo sistema e, então, exercerem sua função terapêutica.

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta.

Via Sublingual: Na via sublingual os medicamentos são colocados sob a língua e a absorção se dá nos vasos sanguíneos existentes neste local.

Na administração sublingual, o medicamento é absorvido por meio da mucosa sob a língua do paciente. Sua absorção é rápida e alcança efeitos medicamentosos máximos em poucos minutos.

Ao deglutir um comprimido somente com a saliva, ele pode não ser corretamente empurrado até o estômago e passar muito tempo em contato com a mucosa do esôfago, causando uma ferida que pode ocasionar problemas sérios, como dor, sangramento e até perfuração.

Assim, por definição, um medicamento administrado por via intravascular é 100% biodisponível, isto é, toda dose do fármaco administrada diretamente na corrente sanguínea e está disponível para interagir com os receptores e desencadear o efeito farmacológico (ASHFORD, 2005a).

Via respiratória
Tem a vantagem de realizar a administração em pequenas doses com rápida absorção.

c) A absorção da medicação por via subcutânea é mais rápida que pela via intramuscular e endovenosa.

O Captopril é muito utilizado nas emergências hipertensivas, e sua utilização por via sublingual é a opção, quando nível de pressão pode ser tratados em ambulatórios.

Isordil 5mg Com 30 Comprimidos Sublingual.

Via sublingual
No entanto, para que a ação seja efetiva, é importante considerar a característica do medicamento e as condições de utilização. Nesse sentido, somente comprimidos identificados com ação sublingual podem ser introduzidos na região abaixo da língua e em pacientes conscientes.

Assim como qualquer remédio, a via sublingual também tem as suas desvantagens. Uma delas é o sabor, que costuma ser menos agradável para os pacientes. Mas é comum essas medicações terem e deixarem um gosto desagradável na boca. Além disso, nem todo remédio pode ser feito por essa via.

COMPRIMIDO SUBLINGUAL
Se após alguns minutos o paciente sentir um gosto amargo é sinal que o comprimido ainda não foi completamente absorvido e deve permanecer retendo a saliva por mais algum tempo; após a completa dissolução do medicamento, engolir a saliva e só então beber água.

Essa droga está disponível em comprimidos, consumidos via oral ou sublingual, e em gotas. “A apresentação sublingual possui uma absorção e um início de ação mais rápidos. Seu pico de concentração no sangue ocorre em alguns minutos e o efeito dura horas”, conta a médica.

Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.