Porque a verdade machuca tanto?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Simples: junto com a verdade vem o sentimento de fraqueza, frustração e infelicidade, mas todos são sentimentos momentâneos. Enfrentar esse tipo de situação e de emoção nos fortalece, capacita-nos para os desafios que estão a nossa volta e ajudam a termos mais autoestima e autoconhecimento.

É um ciclo virtuoso de força e libertação. A fama sempre chega primeiro que a pessoa. E se tem algo difícil de se reverter é o que a maioria pensa sobre alguém. Quem fala a verdade tem boa reputação e alta credibilidade com relação aos demais.

Dizer a verdade: 5 segredos para evitar machucar os outros

  1. Expressar-se construtivamente ao dizer a verdade. Em primeiro lugar, é importante examinar quais são nossas intenções no momento de dizer a verdade . ...
  2. Estar disposto a ouvir. ...
  3. Não pensar pelos outros. ...
  4. Ser claro e direto. ...
  5. Planejar um propósito.

4) É possível confiar em alguém que conta muitas mentiras? Resposta: Infelizmente não! Mentir prejudica as relações de amizade e confiança, e a mentira também traz uma série de transtornos em nossa vida prática, e não é fácil conviver com pessoas que têm o hábito de sempre inventar as coisas.

Quando a mentira se torna patológica, o indivíduo não controla seu comportamento, muito menos consegue parar de mentir. Este comportamento poderá causar danos em sua vida como: ansiedade, angústia, tristeza, depressão, ocasionando prejuízo e sofrimento relevante e significativo.

É Jesus que, verdadeiramente, nos salva e nos liberta
Existe uma única verdade: a que vem de Deus, que ilumina e liberta, a verdade que nos arranca da escuridão do mal e nos coloca na presença do verdadeiro bem, que é Deus.

certo dia a mentira e a verdade se encontraram. A mentira disse para a verdade: – Bom dia, dona verdade. E a verdade foi conferir se realmente era um bom dia.

A verdade se mostra, assim, como adequação, e encontra seu lugar no primado das razão e das subjetividade. Porém, no fundamento esquecido da metafísica, do qual nos fala Heidegger, é pensada a verdade em um sentido mais originário do que adequação, e donde este ultimo deriva.

Nas sociedades civilizadas, mais livres, há mais direitos, portanto, mais justiça. Não se aceita a mentira como argumento que justifique a inocência. A justiça no Brasil aceita o perjúrio, o falso juramento, com a alegação de que ninguém pode criar prova contra si mesmo.

O que é Verdade:
Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada.

Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso. O psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha, explica que o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala.

Conheça-os:

  1. Contato visual excessivo. Contato visual excessivo. ...
  2. Mãos escondidas. Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas - seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços. ...
  3. O movimento dos olhos. ...
  4. Reação demorada. ...
  5. A maneira como a pessoa fala.

Por isso, é importante modificar este comportamento!

  1. Não tenha medo de dizer “não” Em muitos casos, pessoas têm dificuldades de falar a verdade por medo de serem criticadas ou até mesmo rejeitadas. ...
  2. Seja você mesmo. ...
  3. Explore suas potencialidades. ...
  4. Seja honesto.

As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.

8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

São manipuladores: quem mente frequentemente e não têm escrúpulos morais - por isso, sentem menos culpa. Os mentirosos também não têm medo de que as pessoas desconfiem e não precisam de muito esforço cognitivo para fazer isso. A coisa meio que acontece naturalmente.

A mentira é tão condenável para Deus que é um dos pecados capitais: “Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo”. No novo Testamento, em João 8:44, Jesus diz que “o diabo é o pai da mentira”.