Porque a vacina de tétano dói tanto?

Perguntado por: icamacho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Isso porque o tecido muscular deixa pouco espaço para que o liquido flua pelo organismo, e também porque nos músculos há pouca água, o que dificulta a neutralização o pH do líquido da vacina.

Reações no local de injeção como dor, exantema (erupções cutâneas), induração e edema (inchaço) podem ocorrer dentro de 48 horas e persistir por um ou dois dias. A formação de nódulo subcutâneo pode às vezes acompanhar estas reações.

E como aliviar esse desconforto? Aplique uma compressa fria no local. Não deve ser quente, nem gelada, mas na temperatura ambiente. No banho, é recomendado evitar também que a água quente caia diretamente no braço dolorido.

Além da contraindicação para pessoas que são alérgicas a algum dos compostos da fórmula da vacina antitetânica, pacientes que estejam apresentando febre ou outros tipos de infecções também deve evitar receber a vacina durante o período.

Outra forma de minimizar o desconforto da aplicação da vacina é a utilização de dispositivos de manejo de dor, que voltam a atenção para o objeto ou sensação e não para a dor. Um exemplo é a junção de bolsas de gelo e vibração no local onde será inserida a agulha.

Como se usa
Administração: em adultos e crianças acima de 2 anos, na região deltoide, no braço; em crianças até 2 anos, na região ântero-lateral superior da coxa.

Ela é aplicada em 3 doses administradas no primeiro ano de vida: a primeira com dois meses, a segunda com quatro meses e a terceira com seis meses de idade. Além disso, são necessárias outras doses para reforçar a proteção.

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), após a aplicação, a vacina leva de duas a três semanas para surtir efeito.

DTP (tríplice bacteriana) – Difteria, tétano e coqueluche (reforço da pentavalente sem Haemophilus influenzae tipo b e hepatite) – R$ 195,00.

A vacina contra tétano e difteria (Td) protege contra as toxinas produzidas pelas bactérias do tétano e da difteria, não contra as bactérias propriamente ditas. Também há uma vacina combinada que acrescenta proteção contra a coqueluche.

Esclarecemos que, segundo orientações do Ministério da Saúde, como regra geral, todas as vacinas recomendadas rotineiramente podem ser aplicadas no mesmo dia, exceto as vacinas tríplice viral (Sarampo, caxumba e rubéola) ou tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) que não devem ser aplicadas simultaneamente à ...

A técnica de enfermagem explica que a massagem auxilia o líquido da injeção ou da vacina a se espalhar mais rapidamente pelo corpo, aliviando a sensação de queimação. “Outra técnica que pode ser usada é fazer compressa de água quente, que também ajuda a alastrar a vacina e aliviar a dor”, ensina.

Na maioria dos casos, nem é preciso tomar remédios para aliviar a dor no braço após a vacina. Para quem se imunizou, é recomendado que, assim que chegar em casa, tente aplicar compressa de água em temperatura ambiente sobre o local da dor. Evite água gelada ou quente, pois há risco de piorar a dor.

Não aplicar qualquer produto sobre o local da vacinação, como cremes, pomadas e outros, bem como não fazer curativos. Evitar coçar. Lavar o local da aplicação apenas com água e sabão e mantê-lo seco.

Assim, pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele – feridas, arranhaduras, cortes etc. A toxina produzida pela bactéria ataca, principalmente, o sistema nervoso central. Se o tétano não for tratado corretamente, pode matar.

O tétano é uma doença infecciosa aguda, não contagiosa, adquirida através da contaminação de ferimentos (mesmo pequenos) com esporos do Clostridium tetani e que pode levar à morte.

A vacina tríplice bacteriana (DTP) é indicada para prevenir a difteria, o tétano e a coqueluche (ou pertussis), sendo recomendada como reforço do esquema básico iniciado com a vacina PENTAVALENTE (para crianças até 5 anos de idade).

Após a aplicação da vacina, a região do braço pode ficar vermelha, inchada e dura, causando dor ao mexer ou tocar. Estes sintomas são comuns e geralmente não são motivo para preocupação, mesmo que causem um pouco de desconforto e limitem os movimentos durante alguns dias.