Porque a unha fica latejando?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

A inflamação surge quando bactérias comuns da pele conseguem contaminar feridas produzidas ao redor da unha, geralmente após pequenos traumas, como lesões na cutícula, roer as unhas, cortar a unha em excesso, topadas com o dedão do pé, uso de sapatos apertados, ou quando a manicure “tira um bife” do seu dedo.

Mesmo que seu dedo esteja aparentemente normal e que as pessoas digam que vai passar, vale a pena procurar um médico dermatologista em vez de ficar refém de analgésico, que não resolve o problema. Recorrer ao especialista certo – o dermatologista – é a maneira mais rápida e eficaz de dar um fim à insuportável dor.

Você sente dor intensa e sem explicação aparente no dedo? Pode ser um tumor glômico. O tumor glômico é a causa de uma dor muito intensa quando há uma pressão direta sobre ele e sua localização mais comum é embaixo da unha.

Probenxil gel é um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor.

Em outros casos, pode ser indicado o uso de banhos de imersão (colocar de molho o pé afetado) em soluções contendo antissépticos ou em água quente com sal podem ajudar a reduzir a inflamação.

Um panarício é uma infecção do tecido mole (polpa) na ponta dos dedos, geralmente causada por bactérias. Um panarício pode causar bolsas de pus (abscessos) dentro da ponta do dedo, que criam pressão e matam os tecidos adjacentes. A ponta do dedo fica bastante quente, inchada e rígida, com uma dor intensa e latejante.

Tente “levantar” a unha que está encravada e inserir um algodão embaixo (fazendo uma espécie de alavanca), minimizando assim o atrito entre a pele e a unha e aliviando o incomodo nos cantos. Esse procedimento deve ser feito logo após a imersão do pé na água morna, pois a região estará mais maleável.

Em sua fase inicial, a paroníquia aguda pode ser tratada com um antibiótico administrado por via oral (como dicloxacilina, cefalexina ou clindamicina) e banhos com água morna frequentes para aumentar o fluxo de sangue.

Normalmente as dores são provindas de pancadas e traumas semelhantes, mas também podem aparecer “sem mais nem menos”, o que pode apontar tipos de problemas que afetam diretamente as unhas. Neste artigo traremos algumas das causas que são mais comuns na origem dessas dores, e também as maneiras ideais de se tratar.

Quanto tempo demora para curar uma unha encravada? Quando tratada de maneira adequada, seja cirurgicamente ou não, a melhora costuma ser rápida, em torno de uma a duas semanas.

A lesão no leito ou na matriz ungueal pode resultar em deformidade ungueal permanente. Essa foto mostra sangramento sob a unha da mão. Se a lesão é aguda, a trepanação.

Para o fungo causador da micose, existem dois exames laboratoriais básicos, que são o exame micológico direto e a cultura para fungos. No exame micológico direto, é possível ver, através do microscópio, se existe realmente um fungo naquela unha.

A micose de unha é uma infecção comum causada por fungos que desfigura e, muitas vezes, destrói por completo a unha. Os fungos, uma vez alojados, crescem e se alimentam da queratina, a proteína que compõe a superfície das unhas, causando a mudança na aparência.

De forma geral, o tratamento para inflamação pode ser feito com: Anti-inflamatórios não esteroides: como é o caso do Ibuprofeno, ácido acetilsalicílico ou Naproxeno, que são geralmente usados para tratar inflamações mais simples como inflamação de garganta ou dor de ouvido por exemplo; 1. Seiva de babosa.

Nesses casos, a dica é apostar na hidratação da área e em bases com substâncias fortalecedoras, que vão devolver os nutrientes que estão em falta nas suas pontinhas dos dedos.

Marca

  • Belfar (1)
  • Cifarma (1)
  • Fibrinase (1)
  • Kollagenase (3)
  • Ktriz (1)
  • Medley (1)
  • Nebacetin (2)
  • Prati (2)