Porque a tribulação produz?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4 / 5 12 votos

O texto de Romanos, capítulo 5, a partir do versículo 3, fala sobre perseverança: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência, a experiência, e a experiência, a esperança.

E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu.

sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.

Paulo é tão enfático nessa questão que ele mesmo encarou todas aquelas tribulações como uma verdadeira “sentença de morte”, e brinda seu livramento delas como se fosse a sua própria ressurreição dentre os mortos, operada pelo Deus ressuscitador (2Co 1.9, 10).

Nas tribulações, aprendemos a olhar as dificuldades do próximo; aprendemos a ter Amor e ação. A tribulação nos tira do egoísmo; faz nós perdoarmos. A tribulação tira o seu autocontrole e te deixa viver pela FÉ, pela esperança que tem em DEUS, que cuida de você.

Se temos de passar por algumas provações, dificuldades e aflições e de passar por algumas privações; elas costumam purificar o metal de que somos feitos, livrá-lo das impurezas e prepará-lo para ser utilizado pelo Mestre.

Ele nos dá crescimento no conhecimento do caráter de Cristo, nos confronta em nossos pecados e corrige nossos pensamentos, emoções e ações. Educa-nos em nosso coração, para que nos tornemos perecidas com Cristo a fim de nos deixar preparadas para uma vida que glorifica ao nosso Pai celestial.

Se suas provações forem fruto de sua própria desobediência, a pessoa deve-se emendar e, com humildade, procurar o perdão. Embora algumas reações à adversidade variem, uma reação deve ser constante: confiar no Pai Celestial e em Jesus Cristo.

Basicamente, as pessoas sofrem porque se recusam a aceitar situações que lhes causam dor. Parece paradoxal sofrer exatamente por desejar evitar o sofrimento e realmente é. Afinal de contas, o ser humano é complexo e paradoxal por natureza.

A passagem bíblica registrada em Romanos 12:12 traz um imperativo: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”. Isto indica que passamos por dificuldades, tristezas, tribulações e aflições. Não somos imunes ao sofrimento mas, mesmo em meio a isso, devemos nos alegrar e ter esperança.

O conselho do Apóstolo Paulo aos Romanos continua precioso para os nossos dias: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” Romanos 12:12.

Deus nos prova no sentido de que ele nos permite encontrar a tentação ou o sofrimento, mas ele próprio não causa diretamente essas coisas. Ele permite isso para o nosso bem, para que possamos aprender a resistir ao mal e crescer em humildade, verdade e confiança em Deus.

Temos que professar que Deus infundiu em nossas almas a virtude teologal da . A é um dom de Deus e é pela aceitação desta virtude que o homem se abre à Salvação. Por meio da , realizamos uma adesão plena, livre e pessoal ao amor de Jesus Cristo.

Para crescer na , é muito importante que você alimente sua vivência com os sacramentos. São eles que irão te fortalecer e colaborar para que você receba as graças necessárias para permanecer firme, em um caminho autenticamente cristão. Tenha o Catecismo sempre perto de você.

Mas, afinal, como vencer as adversidades?

  1. Confie nos planos de Deus. Jamais se esqueça que nada foge do controle do Senhor. ...
  2. Seja otimista. Mateus explica que “o olho é a lâmpada do corpo. ...
  3. Não deixe de orar. É fundamental manter o hábito de orar sempre.