Porque a tosse não passa?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Entre as causas pode ser uma alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar.A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as causas alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.

E as principais causas da tosse crônica são asma, síndrome do gotejamento posterior e refluxo gastroesofágico. A SBPT recomenda que, por ser um sintoma bastante comum, toda tosse deve ser investigada por um médico. É ele quem pode diagnosticar a causa da tosse e tratá-la de maneira adequada.

Dito isso, confira sete dicas de como aliviar a tosse seca e acalmar sua garganta:

  1. Priorize hábitos e dietas adequadas. ...
  2. Evite alérgenos em potencial. ...
  3. Hidrate-se bastante. ...
  4. Faça repouso e tente relaxar. ...
  5. Mantenha o ambiente umidificado. ...
  6. Analgésicos para aliviar a dor de garganta. ...
  7. Chás a base de alho, mel e/ou limão.

Adultos e crianças acima de 2 anos podem tomar Clobutinol e Doxilamina. A dose é recomendada conforme a idade de cada paciente. Os medicamentos, como o Fluimucil e Acetilcisteína, não são indicados para a tosse seca persistente. Eles deixam o catarro mais líquido contribuindo para a sua eliminação.

A tosse alérgica é seca e persistente. Ela costuma irritar a garganta e ocorre várias vezes ao dia. Diferentemente da tosse de um resfriado, por exemplo, ela não tem muco ou outra secreção. Geralmente, ela piora durante a noite e pode até causar ânsia de vômito e falta de ar.

Tosse excessiva pode causar rouquidão
A tosse persistente pode acarretar complicações em longo prazo às cordas vocais, como a rouquidão, além de cansaço muscular do diafragma e dos músculos do tórax”, explica o pneumologista Mauro Gomes. Em casos extremos, as consequências podem ser ainda piores.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico e de raio-x do tórax.

No entanto, a tosse pode ser decorrente de um processo inflamatório, infeccioso ou alérgico, portanto não deve ser considerada inofensiva. Ela pode indicar doenças como asma, bronquite crônica, infecções respiratórias (gripes, resfriados, tuberculose etc.), alergias, doença do refluxo gastroesofágico, entre outras.

Gargarejo com água e sal
Gargarejo com água morna e sal pode ajudar a controlar a inflamação e reduzir a irritação na garganta. Nem todo mundo é adepto dessa prática e quem sofre de pressão alta deve evitá-la, mas o gargarejo realmente pode ajudar a tratar uma crise de tosse à noite e permitir o repouso.

O quarto é um ambiente que costuma ter muita poeira, ácaro (devido ao colchão, travesseiros, cobertor, etc) e outros agentes causadores de alergia. Por isso, se você é uma pessoa alérgica, isso pode explicar por que sua tosse piora à noite. Principalmente se tem o hábito de deixar o quarto fechado ao se deitar.

Sua principal característica é a ausência de catarro, mas também podemos classificar os tipos de tosse seca de acordo com a duração do sintoma, da seguinte forma: até três semanas: tosse seca aguda; entre três e oito semanas: tosse seca subaguda; acima de oito semanas: tosse seca crônica.

Todo paciente com tosse crônica (com mais de 8 semanas) deve procurar assistência médica para investigação da causa da tosse. Nos casos de tosse aguda, é importante ficar atento aos sinais de alerta descritos na questão anterior.

Algumas dicas para amenizar o desconforto com tosse noturna
Beba bastante líquidos ao longo do dia e também antes de dormir, pois a água ajuda a hidratar a mucosa e diluir o muco na garganta. Não fume. O cigarro possui toxinas que degeneram o sistema respiratório e pioram muito a tosse.

Se apresentar falta de ar e febre redobre a atenção! Na dúvida, faça um teste e descarte qualquer possibilidade. Assim como o vírus, em quadros leves, as alergias respiratórias devem ser tratadas em casa. Dessa forma, independente do diagnóstico, procure um médico de confiança e evite sair de casa desnecessariamente.

Para dar uma ideia sobre os sintomas de problemas no pulmão, trago os sete mais comuns a seguir.

  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.

Sinusite crônica:
A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

Bronquite aguda: tipo de infecção temporária dos brônquios, que geralmente deriva de uma gripe, e tem durabilidade de uma a duas semanas. A tosse é mais seca e irritativa.

Asma, sinusite e refluxo são as principais causas da tosse. Cerca de 85% dos pacientes apresentam esse sintoma em decorrência dessas doenças. Até mesmo um resfriado pode levar a uma crise asmática. Muitas pessoas só descobrem que tem asma quando têm gripe ou resfriado.

A cebola é um produto rico em enxofre, que nos faz chorar quando se volatiliza no ar, mas que é também uma solução perfeita para se conseguir descansar melhor à noite, pois ajuda a descongestionar o nariz e a acalmar os ataques de tosse, assim como a reduzir a intensidade das secreções mucosas.

Vinagre de maçã orgânico
O vinagre de maçã é bem conhecido por seu poder de aliviar crises de tosse. Para fazer o xarope do produto, basta misturar ¼ de xícara de mel com ¼ de xícara de vinagre de maçã.