Porque a TIR zera o VPL?

Perguntado por: orosa6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Logo, como pontuei nas relações, uma vez que a TIR é maior que a TMA (que era de 10%), esse projeto faria sentido. A ideia de a TIR zerar o VPL é justamente isso. É a taxa que faz com que todas as saídas sejam equivalentes às entradas de recursos, sempre trazidas a valor presente.

TIR é o valor que ZERA o VPL, assim não é considerada superior a ele. QUESTÃO ERRADA: A taxa interna de retorno é utilizada no cálculo do valor presente líquido para determinar se o projeto deve ser aceito. A TIR não é usada no cálculo do VPL, mas sim a TMA.

A ideia de um valor presente líquido – VPL – nulo é a seguinte: o concessionário terá a remuneração considerada justa pelo seu capital; um VPL maior que zero implica um retorno extraordinário superior ao WACC, em oposição ao princípio de modicidade tarifária insculpido na legislação.

Quando calcular a TIR com um processo de tentativa e êrro, taxa de descontos deveria aumentar quando VPL é positivo.

Como analisar
O critério utilizado para a aceitação ou não de um investimento passa a ser: caso a TIR seja maior que a taxa de retorno desejada, o investimento é lucrativo. Caso contrário, o investimento é considerado inviável, e deve ser abandonado.

A TIR é calculada para um VPL que seja igual a zero, onde a análise do investimento para valores atuais não apresenta lucro nem prejuízo. Com esta fórmula obtemos cada um dos fluxos de caixa atualizado, para todos os períodos, com o investimento inicial e saídas de dinheiro a valores negativos.

VPL Negativo = despesas maiores que as receitas, ou seja, o projeto é inviável; VPL Positivo = receitas maiores que as despesas, ou seja, o projeto é viável; VPL Zero = receitas e despesas são iguais, ou seja, a decisão de investir no projeto é neutra.

Caso o valor presente dos fluxos de caixa seja maior que o valor do investimento inicial, a TIR será positiva e o investimento é considerado rentável. Caso contrário, a TIR será negativa e o investimento não será considerado viável.

Perceba, portanto, que a TIR é medida através de uma taxa de juros (que, mais comumente, é expressa ao mês ou ao ano). Embora ambas as métricas sejam relevantes, na hora de se decidir por um ou por outro investimento, é o VPL quem deve mandar! Ou seja, é o VPL que deve ser o seu critério de decisão.

Quando a TIR excede a TMA, isso significa que o projeto é viável. Quando a TIR fica abaixo da TMA, isso significa que o projeto deve ser rejeitado. Quando a TIR é igual à TMA, cabe aos investidores analisarem e decidirem se seguirão ou não com o projeto.

Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%.

A literatura especializada define Taxa Interna de Retorno - TIR como sendo a taxa de juros que anula o VPL do fluxo de caixa de um investimento.

Bem, se a taxa mínima de atratividade for igual à taxa de retorno esperada pelo investidor e o VPL positivo, então o projeto será classificado como viável. Se obtivermos um VPL negativo, significa que esse investimento não é viável.

Vamos imaginar que a TIR seja um valor qualquer entre 1% e 5%. Portanto, vamos substituir a TIR por esses valores na fórmula. Para TIR = 1% temos: VPL = 0 = – 200.000 + 100.000/(1+0,01) + 110.000/(1+0,01)2 = 6,84.

Por outro lado, a desvantagem da TIR é que ela não demonstra os riscos que a empresa assume com o investimento. Ou seja, a Internal Rate of Return serve apenas para analisar a possibilidade de retorno, não os riscos. Além disso, esta taxa não considera o valor que o projeto pode agregar à empresa como um todo.

Quanto maior o VPL maior é a rentabilidade, quanto menor o VPL maior é o prejuízo, se ficar próximo ou igual a zero o projeto tem uma rentabilidade “neutra”.

O VPL é uma ferramenta que permite uma análise mais precisa dos retornos financeiros de um investimento. Ao considerar o valor do dinheiro no tempo e trazer os fluxos de caixa futuros para uma perspectiva presente, o VPL proporciona uma visão mais realista do retorno líquido que um investimento pode gerar.

2 – Se a TIR for menor do que a TMA, significa que existem no mercado outras modalidades de investimento mais rentáveis. Logo, ele não compensará. 3 – Por fim, se a TIR for maior do que a TMA, quer dizer que o investimento é atrativo, pois a sua rentabilidade é maior do que a de uma aplicação livre de risco.