Porque a solda fica fraca?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 13 votos

A fusão incompleta, ou falta de fusão, ocorre quando o metal de solda não se junta completamente com o material de base durante a soldagem. Ela pode reduzir a força da solda drasticamente porque não há ligação metalúrgica entre o metal de solda e o metal de base onde a fusão incompleta está presente.

Trinca e Poros; Indentação excessiva; Expulsão de material e queima da superfície; Inconsistência na qualidade dos pontos de solda.

Um defeito de soldagem é qualquer falha que compromete a utilidade de uma junta soldada. Há uma grande variedade de defeitos de soldagem. Estes são classificados de acordo com a norma ISO 6520, enquanto seus limites aceitáveis são especificados na norma ISO 5817 e ISO 10042.

A soldagem mais resistente é o processo TIG (esse método é conhecido por criar uma solda limpa e eficaz) e o motivo dessa escolha é a alta taxa de eficiência. O processo TIG possui várias aplicações. Eles são capazes de produzir soldas com integridade em materiais de alumínios, por exemplo, peças automotivas.

Qualquer pessoa que esteja próximo ao soldador, passar e olhar fixamente para o arco elétrico, corre o risco de queimadura. A grande causadora desse problema é a luz ultravioleta presente no arco elétrico. É ela quem queima a córnea, causando a alteração que chamamos de CERATITE.

Defeitos de soldagem na indústria: conheça os mais comuns

  • porosidade;
  • mordeduras na solda;
  • falta de fusão;
  • penetração incompleta;
  • inclusão de escória;
  • respingos.

Uma mordedura pode ocorrer quando a tensão do arco é muito alta ou o arco é muito longo. Isso também pode acontecer com o uso incorreto do eletrodo ou com um ângulo fora de posição, bem como com um eletrodo que é muito grande para a espessura da peça trabalhada.

a chance de agarrar é muito maior porque a conta está danificada ea alma do eletrodo ela vai ter contato direto com a peça e não com a casca né a somatória dos dois a alma ea casca então aqui vai bater primeiro pela lógica aqui ó a pontinha aqui na alma ela vai encostar. na ps vai colar por que o metal.

Para evitar esses problemas, a solda a frio usando uma pasta polimérica ou material tipo fluido está se tornando mais comum. Significativamente, esta técnica efetivamente elimina o trabalho a quente e os riscos associados.

Pasta de solda é uma mistura homogênea de esferas de solda em fluxo estabilizado, com o qual certos agentes especializados são adicionados. Tendo como principal finalidade, a união intermetálica de dois metais ou mais.

Uma trinca a frio é referida geralmente como uma fissuração espontânea que ocorra as temperaturas abaixo de 200°C após a solidificação está completa na soldadura. A trinca a frio pode ser desenvolvida às horas ou dias depois que a solda foi feita, o que está referido como “fissuração atrasada”.

3- DEFEITO: FALTA DE FUSÃO (CAUSA E/OU AÇÃO CORRETIVA)
Polaridade errada; deveria ser CC+. Velocidade de soldagem muito baixa. Soldagem sobre um cordão convexo. Oscilação da tocha muito larga ou muito estreita.

Consiste em aquecer a junta soldada sob temperaturas da ordem de 150°C a 300°C durante um períodode uma a quatro horas, imediatamente após a soldagem, e aproveitando o pré-aquecimento. As temperaturas e os tempos são diretamente proporcionais à quantidade de liga do material e da espessura.

Estime a amperagem inicial de acordo com o tamanho do eletrodo. Assim que o eletrodo for selecionado, a amperagem correta pode ser estimada a um ampere por milésimo de milésimo de polegada (2,54 cm) de diâmetro do eletrodo. Assim, um eletrodo de 0,63 cm requer 250 amperes.