Porque a sertralina tira a fome?

Perguntado por: ifigueiroa7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

A Sertralina pode ser usada para o controle de sintomas de ansiedade. Portanto, ajuda no controle do impulso alimentar, de comer cada vez mais. Isso faz com que a pessoa coma menos e, por consequência, emagreça. Entretanto, o emagrecimento não é tão significativo, variando, no geral, de 0,5 a 1,0 Kg.

Cloridrato de Sertralina: efeitos colaterais
Contudo, existe a possibilidade de o paciente apresentar alguns sintomas, sendo os efeitos colaterais mais comuns: Dor de cabeça. Tontura. Sensação de cansaço ou fraqueza.

O cloridrato de sertralina é um medicamento prescrito para tratar a depressão, incluindo quando ela é acompanhada de sintomas de ansiedade. Pois bem, o fármaco atua justamente para controlar essas manifestações e ajuda a equilibrar: humor, sono, ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Segundo Durval Ribas, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), alguns antidepressivos funcionam para o emagrecimento porque atuam no sistema nervoso central da mesma maneira que a maioria dos remédios antiobesidade.

A Sertralina pode ser usada para o controle de sintomas de ansiedade. Portanto, ajuda no controle do impulso alimentar, de comer cada vez mais. Isso faz com que a pessoa coma menos e, por consequência, emagreça. Entretanto, o emagrecimento não é tão significativo, variando, no geral, de 0,5 a 1,0 Kg.

Cloridrato de sertralina deve ser ingerido em dose única diária, podendo ser pela manhã ou à noite, independentemente da alimentação.

A Fluoxetina é um medicamento para controle da ansiedade, mas também é amplamente utilizada para emagrecer. Sua ação baseia-se em controlar a compulsão alimentar e promover a perda de peso.

A sertralina age aumentando a disponibilidade de serotonina no cérebro. A substância, por sua vez, nada mais é do que um neurotransmissor que estabelece certas ligações entre as células nervosas e, desse modo, regula o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a sensibilidade corporal e as funções cognitivas.

O medicamento cloridrato de sertralina deve ser tomado por via oral, em dose única diária pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias.

O cloridrato de sertralina age sobre uma substância encontrada no cérebro, chamada de serotonina, aumentando sua disponibilidade e com isso aliviando os sintomas depressivos e ansiosos, típicos dos transtornos para os quais é indicado. O cloridrato de sertralina começa a agir em 7 dias.

A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...

Substâncias dessa classe: escitalopram, paroxetina, sertralina, fluoxetina, venlafaxina e outros.

FOCEP Brasil - Novo antidepressivo é mais barato, não engorda e nem diminui libido.

Verdade – Antidepressivos do tipo IMAO, como fluoxetina, sertralina e citalopram, não devem ser ingeridos com alimentos fermentados como vinho, queijos e embutidos, pois podem provocar pico de hipertensão.

Em geral, os Psiquiatras recomendam que as pessoas permaneçam em tratamento com um antidepressivo por pelo menos um ano, para que a melhora seja completa. Além disso, quando – e se – você deve suspender a medicação para Depressão é uma combinação entre uma orientação psiquiátrica e uma escolha pessoal.

"Se a pessoa beber muito, não vai permitir que o antidepressivo funcione de forma tão eficaz", disse Andrews. A combinação de álcool com ISRS também pode ampliar os efeitos colaterais do medicamento e intensificar sensações como sonolência, fadiga ou tontura, acrescentou.