Porque a segurança alimentar e nutrição estão intimamente interligadas?

Perguntado por: epeixoto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

O fator nutrição é uma consequência da segurança alimentar, pois o indivíduo que tem acesso aos alimentos de forma adequada, estará bem nutrido, ou seja, usufruindo de boa condição graças aos alimentos que ingere, e desse modo estará apto a exercer suas atividades convencionais.

Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que ...

Sua atribuição é coordenar, supervisionar, avaliar os serviços de nutrição, prestar assistência dietoterápica (ciência da nutrição que se dedica às dietas específicas para cada enfermidade), promover a educação alimentar e nutricional para a coletividade, atuar no controle da qualidade de gêneros e produtos ...

O conceito de segurança alimentar e nutricional, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), implica em promover o direito de todos os cidadãos ao acesso regular e permanente a alimentos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, cerca de 800 milhões de pessoas no mundo sofriam de subnutrição.

O plantio e cultivo de alimentos de uma forma que respeita o meio ambiente e consegue suprir as necessidades da atual geração – sem comprometer as gerações futuras – é um grande aliado na garantia da segurança alimentar.

O sistema deve implementar modos de produzir, abastecer, comercializar e consumir alimentos que sejam sustentáveis do ponto de vista sócio-econômico e ambiental, que respeitem a diversidade cultural, promovam a saúde e garantam o direito humano à alimentação adequada e saudável.

Depois de abordar a definição dos termos, é possível perceber claramente a distinção entre eles. Enquanto a segurança do alimento se refere à qualidade e à produção dos alimentos, a segurança alimentar está associada às discussões sociais e políticas em relação à garantia de acesso à alimentação para as populações.

Indiscutivelmente a alimentação está ligada diretamente com a segurança do trabalho. Um trabalhador que não se alimenta adequadamente não consegue exercer bem a sua função. Sendo assim, as empresas estão percebendo que é impossível falar em qualidade total sem investir na qualidade de vida de seus empregados.

A importância da EAN
Por ser considerada uma forma estratégica de ação dentro das políticas públicas, ela irá contribuir de maneira significativa no controle do avanço das prevalências das doenças crônico-degenerativas (MONTEIRO, 1995).

Extinto em 2019, o Consea é responsável por aproximar a sociedade civil organizada da formulação e implementação de políticas públicas para tirar o país do Mapa da Fome. O Conselho é um órgão de assessoramento imediato à Presidência da República.

A Nutrição faz parte da vida de todo ser humano, com a ingestão de alimentos saudáveis, o corpo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para manter o funcionamento adequado, inclusive prevenindo doenças como obesidade, anemia, diabetes, entre outras.

O Sisvan Web tem por objetivo consolidar os dados referentes às ações de Vigilância Alimentar e Nutricional, desde o registro de dados antropométricos e de marcadores de consumo alimentar até a geração de relatórios.

O que os procedimentos de controle de qualidade basicamente fazem é implementar ações que previnam a contaminação dos alimentos em todos processos da cadeia produtiva, como o abate, colheita, transporte, armazenamento e distribuição, cuidando, dessa maneira, para que estes mesmos alimentos tornem-se realmente ideais ...

São elas: (i) a produção de alimentos; (ii) a disponibilidade de alimentos; (iii) a renda e condições de vida; (iv) o acesso à alimentação adequada e saudável, incluindo a água; (v) a saúde, nutrição e acesso a serviços relacionados; (vi) a educação e (vii) os programas e ações relacionadas à segurança alimentar e ...

Dentre os indicadores de Insegurança Alimentar (IA) e/ou nutricional comumente adotados, tem-se as escalas de percepção de fome, a disponibilidade calórica, o consumo alimentar, o estado nutricional e os fatores socioeconômicos.

Art. 2º Fica instituída a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - PNSAN, com o objetivo geral de promover a segurança alimentar e nutricional, na forma do art. 3º da Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, bem como assegurar o direito humano à alimenta- ção adequada em todo território nacional.

Dentre os desafios atuais que se colocam para o enfrentamento e a garantia da SAN no Brasil estão as desigualdades sociais, étnico-raciais e de gênero, o acesso e a disponibilidade aos alimentos saudáveis em ambientes não obesogênicos e o consumo de alimentos de qualidade nutricional adequada 13.

A segurança alimentar é diretamente afetada pelas mudanças climáticas, dependência de combustíveis fósseis, perda de biodiversidade e uso de culturas alimentares para biocombustíveis, entre muitos outros fatores.

A segurança de alimentos se refere, basicamente, à garantia de que o produto alimentício terá qualidade, proporcionando assim segurança para o consumidor. O termo vem do inglês “Food Safety”, e engloba práticas de manipulação para garantir a qualidade do alimento, desde a produção até o consumo.

Para que se garanta e alcance a segurança dos alimentos, é necessário a aplicação de estratégias como:

  • Procedimentos Operacionais Padrão (POP);
  • GMP (Boas práticas de fabricação);
  • HACCP (análise de perigos e pontos críticos de controle).

O termo surgiu oficialmente em 1985 com a elaboração por parte do Mapa da proposta de Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan), “que visava atender às necessidades alimentares da população e atingir a autossuficiência na produção de alimentos” (Ipea, 2008, p.