Porque a Rússia tomou Chernobyl?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Além de aumentar a tensão do conflito, o objetivo da Rússia é controlar a produção energética ucraniana durante a guerra, segundo especialistas consultados pelo UOL. Chernobyl foi invadida pelos russos já na quinta-feira, dia 24, no início dos ataques ao território ucraniano.

O presidente russo, Vladimir Putin, autorizou uma "operação militar especial" no leste da Ucrânia por volta das 5h45 de hoje (23h45 de ontem, no Brasil). "Tomei a decisão de conduzir uma operação militar especial.

A Ucrânia anunciou nesta quinta-feira (24) que as forças russas tomaram a usina nuclear de Chernobyl após uma batalha "feroz" no primeiro dia da ofensiva russa contra o país vizinho, que fez parte da extinta União Soviética.

Tokyo Electric Power Company

A Tokyo Electric Power Company é a maior usina nuclear do mundo. Localizada no Japão, ela possui capacidade líquida de 7.965MW, contando com 7 reatores de água BWR, com capacidade instalada bruta de 8.212 MW.

A invasão da Ucrânia pela Rússia ocorreu no início de 2022. Ela foi motivada pelo avanço da Otan no Leste Europeu e por questões geopolíticas entre os dois países envolvidos. Interesses territoriais, culturais e econômicos motivaram a invasão da Ucrânia promovida pela Rússia.

A liberação de radiação atingiria a água do rio. O gás em função das condições atmosféricas poderiam ser espalhados a várias centenas e mesmo milhares de quilômetros, atingindo as aves e animais e populações ribeirinhas.

"Se um foguete atingir um dos reatores, o vazamento de radiação subsequente terá consequências para a Europa, para a Crimeia [anexada pela Rússia] e, claro, para toda a Ucrânia", disse Olha Kosharna, especialista independente em energia nuclear ucraniana, antes do lançamento do relatório da AIEA.

Especialistas disseram que levará pelo menos 3 mil anos para que a área se torne segura, enquanto outros acreditam que isso é muito otimista. Pensa-se que o local do reator não se tornará habitável novamente por pelo menos 20 mil anos, de acordo com relatório de 2016.

Sobrevivente de Chernobyl
Nascida em 1989, apenas 3 anos depois do acidente nuclear de Chernobyl, que ocorreu em 1986 e até hoje é lembrado como a maior tragédia nuclear acidental do mundo, Masters foi abandonada por sua mãe biológica ainda quando era um bebê, e até ser adotada, passou por 3 abrigos diferentes.

Elas fazem parte da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), um complexo localizado na cidade de Angra dos Reis (RJ) que abriga as usinas Angra 1 e 2, operando a plena capacidade; já Angra 3, a terceira usina do CNAAA, ainda está em construção e o esperado é que inicie as atividades ainda nesta década.

Essa fonte de energia ainda não é expressiva no Brasil porque o país possui muitos recursos energéticos que ainda não foram aproveitados. Mas o Brasil objetiva, principalmente, dominar a tecnologia da geração de energia nuclear, em vista também da sua importância para a segurança nacional e para o futuro do país.

Contaminação pelos rejeitos da produção de energia nuclear: Um dos principais impactos causados por esse tipo de produção é a contaminação pelos rejeitos radioativos, que permanecem nocivos ao meio ambiente por milhares de anos.

Algumas coisas que aqueceram a tensão entre os dois países foi o reconhecimento, por parte da Rússia, da independência de regiões separatistas na Ucrânia em Donetsk e Luhansk.

A Rússia invadiu a Ucrânia com o propósito de manter sua zona de influência na porção oriental do território europeu. Um dos objetivos da ação russa é evitar que a Ucrânia ingresse na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Por que a Ucrânia tem tanta importância para a Rússia? A Ucrânia possui grande importância para a Rússia, especialmente em termos geopolíticos, uma vez o país serve como “escudo” contra uma possível invasão do território russo.

No caso das plantas presentes na zona de exclusão de Chernobyl, elas criaram formas de proteger o próprio DNA da radiação. Elas alteram o próprio funcionamento químico para se tornarem mais resistentes e consertarem o dano causado.

Desde de cerca de 2006 o ecologista Serhiy Gashchak pesquisa os animais dessa região e já fez experiências com ratos na Floresta Vermelha – que está voltando a crescer, ainda que com árvores deformadas. Ele constatou que os animais da área estão vivendo tanto quanto os de áreas normais.

E o que significa Chernobyl? O nome vem da antiga cidade próxima da usina, localizada a cerca de 15 km do complexo, e que abrigou uma população de 12.500 pessoas. A cerca de 3 km da usina, foi construída a cidade de Pripyat para abrigar os funcionários do complexo.