Porque a Rússia corta o gás?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O motivo oficial, segundo a estatal, é um vazamento de óleo, mas os países da Europa Ocidental acusam os russos de estar deliberadamente cortando o gás à região por retaliações políticas.

As nações da Europa que mais fazem importação do gás produzido pela estatal russa Gazprom são: Alemanha, Itália, Áustria e França. Completam esta lista os países que consomem uma quantidade menor de gás, como Finlândia, Holanda, Dinamarca, Grécia e Bélgica.

A maior parte das exportações de gás natural da Rússia são feitas por gasodutos, principalmente para a Europa. Já a produção e exportação enviada por navio, de gás natural liquefeito, deve crescer mais de 8,7% até o final do ano, segundo Novak.

A Rússia é hoje o maior exportador mundial de petróleo, representando cerca de 8% do mercado global. Para a Europa, o país fornece 45% do seu gás natural, 45% do seu carvão e 25% do seu petróleo. Petróleo e gás representaram quase metade das exportações totais de bens da Rússia em 2021.

O motivo da suspensão são os relatos de "violações e abusos grosseiros e sistemáticos de direitos humanos" por tropas russas invasoras na Ucrânia. Os Estados Unidos anunciaram que pediriam a suspensão da Rússia depois que a Ucrânia acusou tropas russas de matar centenas de civis na cidade de Bucha.

No ranking global de maiores produtores de gás natural, os Estados Unidos se mantiveram em primeiro lugar, com 914,6 bilhões de m³ (23,7% do total mundial), após queda de 1,7% ante 2019. Em seguida veio a Rússia, com 638,5 bilhões de m³ (16,6% do total mundial), após queda de 6%.

O produto de maior destaque na lista de exportações do Brasil para a Rússia é a soja, com 22% do total de vendas em 2021. Em segundo lugar está a carne de aves, representando 11% das vendas. O café não torrado fica em terceiro lugar, com 8,4% das vendas. Em seguida temos o amendoim, que constituti 8,2% das vendas.

O aviso de corte é emitido na própria conta de gás. Caso o seu fornecimento tenha sido interrompido por esse motivo, basta pagar a conta que originou o corte e solicitar a religação de gás.

Sayle - A ideia da Rússia se juntar à Otan na verdade remonta aos anos 1950. Já em 1954, a União Soviética propôs que deveria aderir à Otan, e isso foi uma manobra de relações públicas, uma espécie de movimento de propaganda em que os soviéticos sabiam que a Otan diria não.

O gás serve para aquecer as casas e manter parte importante da indústria funcionando. Até então muito dependente do gás russo, a maior economia da Europa passou a encher seus reservatórios assim que a Rússia cortou as entregas do produto, após a invasão da Ucrânia.

Resposta. Resposta: No aspecto da geopolítica, a Rússia se beneficia das suas reservas de gás natural com um relacionamento mais estável com a Europa, já que o gás natural russo é usado para aquecer casas em grande parte do continente europeu, em especial na Alemanha.

Um gigante no setor de hidrocarbonetos, a Rússia é o principal exportador e segundo maior produtor de gás natural do mundo, bem como o segundo maior exportador e terceiro maior produtor de petróleo.

Quanto aos hidrocarbonetos, a Rússia possui importantes reservas de petróleo e gás natural, sendo um dos maiores produtores mundiais.

A Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, atrás apenas dos EUA e da Arábia Saudita. Dos cerca de cinco milhões de barris de petróleo bruto que exporta por dia, mais da metade vai para a Europa. As importações russas representam 8% da demanda total de petróleo do Reino Unido.

Europa corre risco de falta de gás no inverno de 2023-24.

A Holanda tem a maior reserva de gás natural da Europa. É gás suficiente para substituir em boa parte a dependência da Rússia: 450 bilhões de metros cúbicos só na reserva de Groningen.