Porque a roupa fica dura depois de lavada?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 13 votos

Usar demasiado detergente pode resultar em concentrações de detergente a serem deixadas nas fibras, tornando-as ásperas. Certifique-se de que a máquina de lavar não está sobrecarregada - especialmente com peças de algodão pesado tais como calças de ganga ou toalhas que absorvem muita água.

O álcool ajuda a remover o amarelado do desodorante. “Virar a peça do avesso, molhar, se for peças brancas ou claras, pode aplicar o álcool, dar uma boa esfregada nela e aí botar para fazer o processo de lavagem na máquina”. Observe o tipo de tecido.

Além disso, em molhos muito longos a sujeira que se soltou das roupas pode se espalhar novamente pelo tecido, causando manchas. Ou, então, o tecido pode desbotar. Na maioria dos casos, deixar a roupa de molho entre 40 minutos e 1 hora já é suficiente.

O ácido cético presente no vinagre, sobretudo o de vinho branco, é o composto responsável por amaciar as roupas. Além disso, as propriedades do vinagre são capazes de remover, por completo, os resíduos de sabão, evitando possíveis manchas.

Remove odor e cheiro de mofo: O vinagre serve como anti odor ao ser diluído com água na hora de lavar roupas. Também facilmente tira o cheiro de mofo, basta colocar a peça de molho com cerca de duas xícaras de vinagre com uma de água. O cheiro de mofo e o do vinagre vão embora.

Para um substituto realmente simples para amaciante de roupas, pegue uma bola de tênis. Além de amaciar roupas e eliminar a estática, eles também podem ajudar a reduzir os amassados, afofar itens estofados e acelerar o tempo de secagem.

O amaciante pode poluir a água e prejudicar a vida aquática quando é lavado. Além disso, muitos dos ingredientes encontrados em amaciantes não são biodegradáveis e podem persistir no meio ambiente por um longo período de tempo, causando danos ambientais.

Outro erro comum é utilizar amaciante na hora de lavar toalhas de banho. Ao contrário do que o senso comum prega, esse produto não deixa as toalhas mais macias, e sim cria uma camada que prejudica a absorção de água. Ou seja, além de tornar a peça áspera ao toque, você ainda perde capacidade de secar.

vinagre de álcool

O tipo de vinagre ideal para lavar roupa é o vinagre de álcool. O produto é feito a partir da fermentação de álcool da cana-de-açúcar e cor transparente. Há versões com corante e aromatizantes de ervas, mas elas podem manchar os tecidos ou deixar as roupas com cheiro desagradável.

O vinagre pode ser usado como substituto do sabão em pó ou sabão líquido, do alvejante e até do amaciante de roupa - essas são as 1001 utilidades do vinagre.

Uma máquina limpa
Se sua lavadora estiver particularmente suja, encha-a com água muito quente, adicione 2 galões de vinagre e deixe o agitador funcionar por 8 a 10 minutos. Desligue a lavadora e deixe a solução repousar durante a noite. De manhã, esvazie a bacia e faça um ciclo completo com a lavadora.

Tem que enxaguar a roupa depois do amaciante? Sim, depois de usar o amaciante, sempre enxágue suas roupas. Se você usa a máquina de lavar roupas, ela já vai fazer isso por você.

DOWNY Amaciante Downy Brisa de Verão

DOWNY Amaciante Downy Brisa de Verão
Esse é o amaciante mais cheiroso Downy!

Enxágue: menos é mais
Se você usar a quantidade certa de sabão, alvejante e amaciante, não precisa enxaguar a roupa mais de uma vez. Quanto mais enxágues, mais longo é o ciclo.

Na teoria, qualquer tipo de vinagre pode ser usado na etapa de lavagem por possuir o mesmo tipo de ácido acético responsável por amaciar as roupas. Porém, o ideal é buscar por vinagres incolores, como o vinagre de vinho branco, para evitar que qualquer substância possa manchar as suas peças.

AMACIA. O vinagre tem o poder de atuar como amaciante de roupas, com a vantagem de ser mais barato e menos danoso ao meio ambiente. Isso acontece porque o vinagre possui ácido acético, o que tem esse efeito nas roupas.