Porque a roupa branca no batismo?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O vestido branco é usado durante o Batismo como símbolo da nova vida, da nova dignidade de que a pessoa batizada se reveste. Nos tempos antigos, os que eram batizados deviam usar uma roupa nova e branca antes de se unirem aos outros fiéis na Igreja.

Roupas para Batizado
Para os mais tradicionais, a criança deve estar vestida com mandrião — modelo que é similar para meninos e meninas — , uma espécie de vestido longo branco, com tecido em algodão ou linho e com detalhes elegantes de rendas nobres e bordados manuais.

Quais cores eu devo optar para usar no batizado? Por um bebê representar a inocência e a pureza, cores claras como Off-White e o branco são as mais escolhidas e aconselháveis de se usar, mas você pode usar tons cremes, beges, azul-bebê rosa-claro, entre outros tons claros ou pastéis.

Quais cores posso usar para o batizado? Apesar de não haver uma restrição referente a isso, observando a maioria dos batizados e sabendo que aquele momento é o momento que você está entregando a vida do seu filho para Deus, o mais aconselhável é o uso de cores neutras e até mesmo em tons bem claros.

Que roupa a mamãe deve usar no batizado? Nesse momento especial para a mãe, às vezes ela pode se sentir perdida em relação ao look. Mas lembre-se, roupas até o joelho ou abaixo dele. Algumas dicas são vestidos midi, que garantem elegância, estilo, são confortáveis e práticos.

Portanto, nunca devemos usar roupas curtas, apertadas e decotadas demais nesses locais, ainda mais em um batizado. Sendo assim, opte por usar saias e vestidos que estejam na altura ou abaixo dos joelhos e blusas mais fechadas, no caso das mulheres.

Prefira vestidos mais soltinhos
Usar um vestido muito justo pode não te deixar confortável, além de também atrapalhar um pouco na hora que você se sentar. Então, saiba que os vestidos mais soltinhos e fluídos são uma ótima opção, pois além de serem mais elegantes, deixarão você mais a vontade durante a cerimônia.

Bege, branco, creme, canela, marrom, chumbo, cinza, marfim e preto são os tons mais em alta e que são os mais aconselhados para se usar em um batismo, pois eles são praticamente um coringa, combinam com qualquer outra cor e trazem uma sensação de paz tranquilidade e delicadeza tudo que um batizado.

Não existe regra específica de roupas a serem usadas, mas é importante que o look seja discreto, devido ao ambiente sagrado da cerimônia.

Na Igreja Católica, o batismo representa o primeiros dos sete sacramentos e é considerado um rito de passagem. Ao receber tal benção, a criança inicia a sua fé e sua vida cristã, tornando-se um filho de Deus, um discípulo de Cristo, um membro da Igreja e abrindo seu caminho para a salvação.

A roupa do bebê:
Outra tradição diz que a madrinha fica responsável por presentear o bebê com a roupa de batismo, mas, primeiramente, isso deve ser acordado com a mãe.

Bíblias, terços, pequenos santinhos em porcelana ou pingentes com o crucifixo são presentes muito bem-vindos na hora do batizado. Nunca se esqueça, qualquer presente que você dará para seu afilhado será de extremo significado e importância, contanto que você esteja dando com carinho e totalmente de coração.

Roupa madrinha batizado - Simples
Outra boa opção é investir em um visual monocromático de tom pastel. Neste caso o azul ou amarelo podem resultar muito bem.

Os padrinhos de consagração
Padrinhos de consagração são aqueles que assumem, durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou a Deus, rezar por ela, estar ao seu lado espiritualmente e ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” – só que espiritual.

Para um batizado, uma opção é combinar uma calça jeans com uma camisa de seda ou um blazer, dependendo do estilo que você deseja. Você também pode adicionar um sapato social ou um salto alto para um toque mais elegante. Se você quiser manter o visual mais casual, pode optar por um tênis ou um mocassim.

O Batismo é um símbolo de unidade do povo de Deus, ou seja, a vida da Igreja gira em torno deste ato de fé e aceitação da graça de Deus: “Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16. 16).