Porque a rejeição gera obsessão?

Perguntado por: llopes2 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Nosso cérebro reage à exclusão social de forma muito similar como faz diante da dor física e emocional, e é por isso que este tipo de emoções são vividas tão intensamente e com muitos sintomas, conforme maior ou mais inesperada for a rejeição, maior é a sensação de ansiedade e a variedade de sintomas que experimentamos ...

“São muitas informações que acabam impactando o cérebro, principalmente a parte emocional — o chamado sistema límbico –, e com isso a autoestima fica abalada e as vias de fuga naturais acabam sendo a manifestação de uma doença como a depressão e ansiedade”, explicou Gomes.

Consequências. A pessoa que passa por algum tempo sofrendo com sentimento de rejeição pode em algum momento associar outros sentimentos como por exemplo, abandono, fracasso, privação emocional, indesejabilidade social, busca de aprovação, pessimismo, etc.

Portanto, ao pensarmos na rejeição como Freud nos conceitua, "não querer saber nada no sentido do recalque", pensamos, novamente, no sujeito modalizado por um /QUERER - NÃO- SABER/, e seu efeito é a descrença na diferença anatômica entre os sexos.

8 passos para lidar com a rejeição amorosa

  1. Separar a rejeição do rejeitado. ...
  2. Exercite a autoestima. ...
  3. Respeite a não correspondência. ...
  4. Encare a tristeza. ...
  5. Siga a própria vida. ...
  6. Mantenha-se em movimento. ...
  7. Faça uma seleção melhor no futuro. ...
  8. Inverta as posições.

Sinais de disforia sensível à rejeição

  • Sente muita vergonha. Outra característica comum é ser muito tímido, uma vez que tem medo de falar ou fazer algo que faça com que seja rejeitado pelo outro.
  • Muita irritabilidade. ...
  • Alto nível de ansiedade. ...
  • Tristeza e sensação de desespero. ...
  • Medo de ser rejeitado. ...
  • Evita o contato social.

Para aprender a lidar com a rejeição, você precisa aceitá-la. Aceitar a realidade como ela é não implica em se resignar tampouco silenciosamente concordar com quem lhe causou mal. A aceitação é uma forma de conceder permissão a si mesmo para seguir em frente, deixando a situação incômoda no passado.

Pessoas com sentimento de rejeição não se sentem bem a respeito de si mesmas e permitem que a opinião dos outros ou a maneira como os outros a tratam determine o seu valor. Não expõem suas necessidades reais por medo de serem rejeitadas novamente ou por quererem que o outro perceba por si mesmo as suas necessidades.

As consequências do sentimento de rejeição na infância
A criança que se sente rejeitada pode deixar de ser espontânea e passar a buscar sempre a aprovação dos outros. Ela começa a agir sempre da maneira como imagina ser esperado dela.

Isso acarreta consequências emocionais. Podemos nos tornar adultos com a autoestima desequilibrada, não sentir que merecemos o amor, o que vai acarretar grandes dificuldades em relacionamentos afetivos.

Segundo uma nova pesquisa, experiências intensas de rejeição social ativam as mesmas áreas no cérebro que atuam na resposta a experiências sensoriais dolorosas. “Os resultados dão novo sentido à ideia de que a rejeição social 'machuca'”, disse Ethan Kross, da Universidade de Michigan, que coordenou a pesquisa.

Transtorno que se enraíza no medo de ser julgado ou rejeitado em determinadas situações sociais. Também conhecida como ansiedade social, a fobia social é um transtorno que se enraíza no medo de ser julgado, rejeitado ou mesmo ter seu desempenho avaliado negativamente em determinadas circunstâncias ou situações sociais.

Agência FAPESP – A dor da rejeição não é apenas uma figura de expressão ou de linguagem, mas algo tão real como a dor física. Segundo uma nova pesquisa, experiências intensas de rejeição social ativam as mesmas áreas no cérebro que atuam na resposta a experiências sensoriais dolorosas.

Rejeição afetiva
Nada mais é do que um sentimento de carinho por alguém, experimentado em conexões humanas.

Como lidar com a rejeição amorosa?

  1. Aceite o que não depende de você Entender que você não tem controle sobre os sentimentos do outro é o primeiro passo para começar a superar um amor não correspondido. ...
  2. Valorize-se. ...
  3. Confie em você ...
  4. Permita-se viver um novo amor. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Como lidar com pessoas que sempre pensam que estão certas

  1. Não diagnostique nenhum transtorno de personalidade na outra pessoa. ...
  2. Tenha em mente que a outra pessoa tem uma inteligência emocional subdesenvolvida. ...
  3. Não fique bravo. ...
  4. Considere por um segundo que pode ser você quem está errado. ...
  5. Cuidar da comunicação.

• Podem ocorrer três tipos principais de rejeição:

  • a. Hiperaguda.
  • b. Aguda.
  • c. Crônica.

Com o passar do tempo, as pessoas passam a pensar de forma diferente e surgem novos desejos e outras prioridades. É neste contexto que pode surgir a rejeição.

Abandono: é o ato e a consequência de abandonar. Este verbo pode aludir a deixar algo ou alguém, afastar-se ou desprezá-lo. Rejeição: é o processo e a consequência de rejeitar (resistir, negar ou recusar). Ao manifestar rejeição para com algo, deixa-se em evidência que não se o aceita ou tolera.

Quem tem essa síndrome é alguém que deseja dominar os outros (na sua profissão, lar etc.) e fica demasiadamente angustiado frente ao abandono, podendo desencadear a agressividade e o masoquismo. Ele não tem a consciência da sua avidez afetiva e se ilude mascarando uma autodepreciação que lhe é própria.

A ferida da rejeição pode ser curada prestando uma atenção especial à autoestima, começando a se valorizar e a reconhecer por si mesmo, sem precisar da aprovação dos demais. Para isso: Um passo fundamental é aceitar a ferida como parte de si mesmo para poder liberar todos os sentimentos presos a ela.