Porque a química polui?

Perguntado por: opeixoto . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

A poluição química é causada pelo excesso de lixo ou dejetos orgânicos lançados sem tratamento na natureza, oriundos, em sua maioria, das grandes cidades onde a concentração humana e seus problemas sanitários não são resolvidos a contento.

A Química tem um papel muito importante para o meio ambiente de nosso planeta. A maioria das pessoas culpa a Química pela poluição e degradação da natureza. É verdade que o mau uso e/ou o uso em excesso de produtos químicos pode trazer vários prejuízos à saúde do planeta.

Principais consequências da poluição química
A poluição química praticamente elimina a possibilidade de vida nos rios e lagos contaminados, pois provocam reações que desequilibram o meio. Nesse caso, todo ecossistema pode ser seriamente prejudicado.

É comum também a ocorrência de poluição na zona rural, através da contaminação do solo pelo uso excessivo e irregular de pesticidas. A poluição química praticamente elimina a possibilidade de vida nos rios e lagos contaminados. Todo ecossistema pode ser seriamente prejudicado nestes casos.

A Química vêm substituindo ou eliminando processos poluidores do meio ambiente. Está fazendo isso em sintonia com o consumidor que, em geral, quer saber o grau de periculosidade e risco poluidor dos produtos adquiridos.

Flickr.com/guilherme cecílio A poluição química que afeta o solo, o ar e a água pode ser provocada pela emissão de gases na atividade industrial. Esse prejuízo engloba uma série de pontos negativos, como por exemplo, impossibilidade de haver, em alguns casos, vida nos rios e lagos onde foi jogado o lixo.

Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.

Assar um pão ou bolo, respirar, utilizar água sanitária nas roupas, queimar um combustível ou acender uma vela são alguns exemplos de fenômenos químicos. Há reações, mudança de cores, forma. Tudo praticamente envolve química. Até um beijo.

Riscos Químicos e seus danos ao trabalhador
A exposição aos riscos químicos podem provocar irritações aos olhos e pele, queimaduras, asfixia, efeitos anestésicos entre outos perigos, dependendo do grau de exposição. As substâncias químicas também podem gerar incêndios e explosões devido ao seu grau de inflamabilidade.

As substâncias químicas trazem consigo um novo problema para humanidade, a poluição química contamina os compartimentos ambientais causando impactos negativos aos ecossistemas, esta mesma poluição contamina e intoxicam a fauna e a flora de forma direta e indireta os seres humanos.

A ciência essencial
Sem ela, a sociedade não teria se desenvolvido tanto em tecnologias necessárias para a nossa sobrevivência. Como, por exemplo, a criação do saneamento básico e a produção de remédios, fatores que foram cruciais para a urbanização e povoação na Terra.

Apesar da importância dos produtos na limpeza e desinfecção de ambientes residenciais e áreas públicas, especialistas alertam que o manejo incorreto de substâncias saneantes causa diferentes impactos ambientais, tais como a contaminação do solo e recursos hídricos da cidade.

Alguns dos "vilões" da saúde humana e principais causadores da poluição ambiental são: a poluição do ar (queima de combustíveis fósseis, degradação do solo e das águas, com o uso indiscriminado de agrotóxicos, etc); a poluição sonora; a poluição visual; a radiação nuclear (liberada pelas usinas), entre outras.

Quais são os principais tipos de poluição?

  1. Poluição atmosférica. A poluição do ar se tornou uma grande preocupação no mundo. ...
  2. Poluição hídrica. ...
  3. Poluição do solo. ...
  4. Poluição térmica. ...
  5. Poluição sonora e visual. ...
  6. Poluição luminosa. ...
  7. Poluição radioativa.
Continuar lendo O que polui o rio?