Porque a química é difícil?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Domínio insuficiente da linguagem: o campo de estudo da química vai do micro ao macro, do mundo atômico às observações do dia a dia. É comum o uso de analogias e comparações para explicar fenômenos que somos incapazes de observar de perto. Muita gente não consegue sair do campo da abstração, aí começam os problemas.

Para quem fez Química, será o curso mais fácil. Para quem fez Física ou Matemática certamente não é. Dentre os três cursos, Química é o que tem a melhor empregabilidade e, se realmente fosse mais fácil, a escolha seria óbvia: os cursos de Química.

Em primeiro lugar, concentre-se em obter entendimento dos conceitos fundamentais. Depois de entender bem os fundamentos, você pode dedicar algum tempo, sobretudo, a memorizar os detalhes. Além disso, ao dominar os fundamentos da química e entender os conceitos, será muito mais fácil memorizar todo o resto.

O professor Eduardo Peres classificou três assuntos como os mais difíceis da área: leitura de gráficos de cinemática, movimento harmônico simples e eletromagnetismo.

Em outras palavras, tudo aquilo que é físico ou material ao redor de nós, inclusive nós mesmos. Qualquer que seja a forma e origem, estando morto ou vivo, não existe nenhum material que não seja estudado pela Química.

A licenciatura em Química é um curso superior com duração de três anos e meio, em média. Algumas faculdades oferecem a formação em menos tempo; em outras a duração é de quatro anos. Durante o curso os alunos vão aprender os principais fundamentos da Química, aplicações, elementos da natureza, etc..

A Física é uma ciência que aplica muitos conceitos de matemática, portanto, para conseguir resolver problemas em física é necessário dominar habilidades de matemática básica. Por isso, antes de começar a estudar física, você precisa treinar cálculos básicos, aqueles que você aprendeu lá no ensino fundamental.

Levantamento realizado pela TutorMundi, plataforma de reforço escolar, aponta que a maioria dos estudantes brasileiros, dos ensinos fundamental II e médio, apresenta mais dificuldades nas disciplinas de matemática, física e química. Na pesquisa, 32,5% dos discentes relataram dúvidas acerca dos conteúdos matemáticos.

Em relação às matérias que os alunos menos se interessam, 32% disseram ser a física, 20% responderam ser a matemática, 11% a química, 7% as disciplinas de artes, história e inglês, 4% para as disciplinas biologia, português e geografia, e 3,8% para filosofia (figura 2). Fig.

Assim, a química será “boa” se a humanidade for “boa”, ou seja, se usá-la para fins benéficos e pacíficos. Mas se a humanidade for “”, isto é, se usá-la apenas para satisfazer suas próprias necessidades imediatas, sem pensar nas outras pessoas, na natureza e no futuro, então a química será “”.

A Química é considerada uma ciência da transformação, estuda a composição da matéria, bem como suas propriedades, transformações e combinações. O profissional dessa área precisa ter curiosidade cientifica, habilidade numérica e atenção aos detalhes.

A disciplina de Química é extremamente permeada de cálculos e fórmulas tanto no nível básico quanto no nível superior. A química e seus fenômenos tem se tornado cada vez mais aprofundados e complexos, além disso cada vez mais se vale muito da matemática para diversos fins e entre eles está a modelagem matemática.

"A Matemática é, sim, uma das disciplinas mais difíceis da escola. E por uma razão simples: há um lado cumulativo na Matemática que não existe nas outras.

A matemática continua sendo a maior dificuldade dos estudantes do ensino médio das redes pública e privada de ensino. É que os alunos acertarem apenas 27% das questões dessa disciplina em pesquisa que avalia a educação no país e que alimenta os dados do Censo Escolar.

Segundo o Fórum Mundial de Bolsas de Estudo, presente em mais de 140 países ao redor do mundo, um dos cursos mais difíceis em 2021, globalmente, foi a biologia, à frente da informática e até mesmo das engenharias civil e mecânica.

A pontuação de cada prova
Para saber como a nota do Enem é calculada, também vale saber que há 4 provas diferentes. Cada uma conta com 45 questões objetivas e recebem uma nota que pode chegar a 1000. Por causa da TRI, entretanto, o menor valor possível é 200 e o máximo costuma ficar abaixo de 1000.

Matemática e suas Tecnologias:
Nota mínima: 327,1. Nota máxima: 975.