Porque a quantidade de água da chuva é feita em milímetros?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

“Isso se deve ao que foi adotado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). A escolha do milímetro ocorreu por razões práticas, já que 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado. É para facilitar a conta”, informou.

- Chuva leve: menos de 2,5mm; - Chuva moderada: entre 2,5mm e 7,6mm ; - Chuva forte: entre 7,6mm e 50mm; - Chuva violenta: mais de 50mm.

O volume de chuva é calculado em mm por metro quadrado (m²). Ou seja, em uma área de 1m por 1m, 1 litro (L) de água irá subir 1mm. Pra você entender melhor pense que 1 mm de chuva é o mesmo que 1L de água em 1m². Por exemplo, se no jornal falar que choveu 50mm de chuva, você sabe que isso representa 50L de água por M².

O milímetro (mm) é uma unidade de comprimento do sistema métrico, equivalente a um milésimo de um metro. Já o mililitro (ml) é uma unidade de volume e equivale a um milésimo do litro. Isso a gente já sabia, né?

A quantidade de chuva é medida com relação ao metro quadrado. Assim, possivelmente teremos 200 mm de altura de água em um quadrado de um metro quadrado. Quanto isso significa em litros? Convertendo-se a altura para metros tem-se que 200 mm = 0,2 metros.

O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e período. Nesse cálculo, 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Assim, no caso em que o volume de chuva registrado é de 600 mm, significa que choveu 600 litros de água para cada metro quadrado.

Chuva fraca: menos de 2,5 mm/h. Chuva moderada: de 2,5 até 10 mm/h. Chova forte: de 10 até 50 mm/h. Chuva muito forte (violenta): a partir de 50 mm/h.

Sabe sobre Português de Portugal O autor tem 65 respostas e 17,6 mil visualizações de resposta 1 de abr. A maior chuva que já foi registrada, aconteceu na Índia em Cherrapunji que conseguiu alcançar a incrível precipitação em um ano de absurdos 26.470 mm, ocorreu entre agosto de 1860 e julho de 1861.

Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão.

A leitura de um pluviômetro é feita pela verificação da quantidade de água coletada em sua superfície durante determinado período de tempo. Essa medição é feita em milímetros e pode ser registrada manualmente ou por meio de sensores automáticos.

A medida do pluviômetro é feita em milímetros (mm) de chuva. Quando se diz que, por exemplo, choveu 10 mm em um dia em determinada região, isso significa que uma caixa de 1 metro quadrado de base colocada ali seria preenchida com água até uma altura de 10 mm.

Se o meteorologista tiver apenas 50% de certeza que a precipitação irá ocorrer, e espera que, se ela ocorrer, ela irá produzir chuva mensurável ao longo de cerca de 80% da área, a PdP (chance de chuva) é de 40%.

Por exemplo, se a previsão aponta uma porcentagem de chuva de 90% em Salvador na terça-feira de Carnaval (21), quer dizer que há 90% de chance de chover na cidade nesse dia —assim como 10% de que isso não aconteça.

A medida, usada para medir o volume da chuva, é em milímetros por metro quadrado. É só imaginar um quadrado de um metro por um metro com um litro de água dentro. O líquido vai subir até a marca de 1mm.

Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado.

0,1mm - chuvisco. De 0,2mm a 9,9mm/h - chuva fraca. De 10 a 19mm/h - chuva moderada. De 20mm a 60mm/h - chuva forte.