Porque a primeira infância é tão importante?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
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Dentre os benefícios, há ganhos no desenvolvimento cognitivo a curto prazo, melhora nos níveis de aprendizado a médio prazo e na escolaridade, empregabilidade, qualidade de vida e renda a longo prazo.

Especialmente na primeira infância, a aprendizagem é fortemente influenciada por todo o meio onde a criança se encontra e com o qual interage. A criança aprende no ambiente de seus relacionamentos, que por sua vez afetam todos os aspectos de seu desenvolvimento.

O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças nos primeiros anos de vida tem impacto direto em seu desenvolvimento e no adulto que se tornarão. Por isso a importância de entender bem a necessidade de investir nas crianças bem pequenas para maximizar seu futuro bem-estar”, afirma.

As infâncias precisam ser compreendidas como uma etapa da vida em si, e não a preparação para algo futuro. A criança, mesmo dependente, sem o domínio completo da linguagem formal, sem uma coordenação motora aperfeiçoada, e ainda construindo seus saberes, é um sujeito completo e tem tantos direitos quanto um adulto.

É na primeira infância que o cérebro da criança está à todo o vapor. É nesse período que acontecem milhares de conexões à todo o instante, e tais conexões são essenciais na formação e expansão das estruturas cerebrais. O cérebro dos pequenos é moldado a partir das experiências e do ambiente em que vivem.

Fase 2: Primeira infância, vai do nascimento aos seis anos de idade, aproximadamente, caracterizando-se por um crescimento incremental, que se inicia no nascimento e estende-se até um mínimo marco inicial da fase seguinte.

As primeiras experiências das crianças e adolescentes, ou seja, os vínculos que elas criam com seus pais, responsáveis e adultos próximos em seus primeiros aprendizados, afetam diretamente seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.

Veja algumas atividades para a primeira infância que ajudam no desenvolvimento infantil

  1. Conversar e interagir. O afeto interfere diretamente no aprendizado. ...
  2. Ouvir e cantar música. ...
  3. Ler e contar histórias. ...
  4. O aprendizado na convivência.

Infância é o período de crescimento que vai do nascimento à puberdade, ou seja, do zero aos doze anos de idade. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se como criança a pessoa com até doze anos incompletos, enquanto que entre os doze e dezoito anos encontra-se a adolescência.

A infância nem sempre recebeu tanta importância quanto hoje. Ser criança no século 21 significa ter uma série de direitos como educação, saúde, nutrição e o fundamental direito à vida.

A educadora Lucia Tavares, diretora do Marista Escola Social Irmão Justino, salienta: “Para preservar a infância, é muito importante que as crianças convivam com outras, mantenham o hábito de brincar, que desenvolve muitas capacidades, e estejam expostas a conteúdos adequados para suas faixas etárias”.

“Todos sabemos que as experiências da infância permanecem no adulto. Com maior ou menor impacto, positivas ou negativas, elas permanecem. Na infância, a vida já acontece. E mais: é nessa fase que o maior desenvolvimento humano ocorre, neurológico, físico, emocional e cultural, nas múltiplas dimensões”, comenta Hannyni.

Entendendo as 4 fases da infância

  • Primeira infância. ...
  • Fase pré-escolar. ...
  • Período de latência. ...
  • Estágio da puberdade.

A infância não é, para o educador de Pernambuco, questão de idade, de ter poucos anos, de quan- tificação do tempo. Para ele “ninguém é velho só porque nasceu há muito tempo ou jovem porque nasceu há pouco” (FREIRE, 2013 [1995], p.

Para que o cérebro da criança se desenvolva com qualidade, ela precisa de três tipos de experiências ou vivências básicas e integradas: as sensoriais, as emocionais e as motoras. O cérebro precisa dos estímulos sensoriais porque tudo chega a ele através dos sentidos.

O cérebro humano cresce aproximadamente 80%nos primeiros três anos de vida, que são considerados por vários especialistas como os mais importantes para estimular o potencial infantil.

O estímulo na primeira infância tem a função de desenvolver as potencialidades das crianças e é realizado por meio de experiências, que chamamos de brincadeiras, é a construção de conhecimento de forma lúdica. As crianças são observadoras.