Porque a primeira infância é tão importante?
Dentre os benefícios, há ganhos no desenvolvimento cognitivo a curto prazo, melhora nos níveis de aprendizado a médio prazo e na escolaridade, empregabilidade, qualidade de vida e renda a longo prazo.
O que se aprende na primeira infância?
Especialmente na primeira infância, a aprendizagem é fortemente influenciada por todo o meio onde a criança se encontra e com o qual interage. A criança aprende no ambiente de seus relacionamentos, que por sua vez afetam todos os aspectos de seu desenvolvimento.
Qual a importância da infância para a sociedade?
“O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças nos primeiros anos de vida tem impacto direto em seu desenvolvimento e no adulto que se tornarão. Por isso a importância de entender bem a necessidade de investir nas crianças bem pequenas para maximizar seu futuro bem-estar”, afirma.
O que dizer sobre a infância?
As infâncias precisam ser compreendidas como uma etapa da vida em si, e não a preparação para algo futuro. A criança, mesmo dependente, sem o domínio completo da linguagem formal, sem uma coordenação motora aperfeiçoada, e ainda construindo seus saberes, é um sujeito completo e tem tantos direitos quanto um adulto.
O que caracteriza o desenvolvimento na primeira infância?
É na primeira infância que o cérebro da criança está à todo o vapor. É nesse período que acontecem milhares de conexões à todo o instante, e tais conexões são essenciais na formação e expansão das estruturas cerebrais. O cérebro dos pequenos é moldado a partir das experiências e do ambiente em que vivem.
Qual é a idade da primeira infância?
Fase 2: Primeira infância, vai do nascimento aos seis anos de idade, aproximadamente, caracterizando-se por um crescimento incremental, que se inicia no nascimento e estende-se até um mínimo marco inicial da fase seguinte.
Como a infância influencia no futuro?
As primeiras experiências das crianças e adolescentes, ou seja, os vínculos que elas criam com seus pais, responsáveis e adultos próximos em seus primeiros aprendizados, afetam diretamente seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.
Como trabalhar a primeira infância?
Veja algumas atividades para a primeira infância que ajudam no desenvolvimento infantil
- Conversar e interagir. O afeto interfere diretamente no aprendizado. ...
- Ouvir e cantar música. ...
- Ler e contar histórias. ...
- O aprendizado na convivência.
Como resumir a infância?
Infância é o período de crescimento que vai do nascimento à puberdade, ou seja, do zero aos doze anos de idade. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se como criança a pessoa com até doze anos incompletos, enquanto que entre os doze e dezoito anos encontra-se a adolescência.
Qual o papel da infância hoje?
A infância nem sempre recebeu tanta importância quanto hoje. Ser criança no século 21 significa ter uma série de direitos como educação, saúde, nutrição e o fundamental direito à vida.
O que é importante preservar na infância?
A educadora Lucia Tavares, diretora do Marista Escola Social Irmão Justino, salienta: “Para preservar a infância, é muito importante que as crianças convivam com outras, mantenham o hábito de brincar, que desenvolve muitas capacidades, e estejam expostas a conteúdos adequados para suas faixas etárias”.
Por que a infância é a melhor fase da vida?
“Todos sabemos que as experiências da infância permanecem no adulto. Com maior ou menor impacto, positivas ou negativas, elas permanecem. Na infância, a vida já acontece. E mais: é nessa fase que o maior desenvolvimento humano ocorre, neurológico, físico, emocional e cultural, nas múltiplas dimensões”, comenta Hannyni.
Quais são as fases da infância?
Entendendo as 4 fases da infância
- Primeira infância. ...
- Fase pré-escolar. ...
- Período de latência. ...
- Estágio da puberdade.
O que Paulo Freire diz sobre a infância?
A infância não é, para o educador de Pernambuco, questão de idade, de ter poucos anos, de quan- tificação do tempo. Para ele “ninguém é velho só porque nasceu há muito tempo ou jovem porque nasceu há pouco” (FREIRE, 2013 [1995], p.
Quais são os três fatores da cognição na primeira infância?
Para que o cérebro da criança se desenvolva com qualidade, ela precisa de três tipos de experiências ou vivências básicas e integradas: as sensoriais, as emocionais e as motoras. O cérebro precisa dos estímulos sensoriais porque tudo chega a ele através dos sentidos.
Em que idade acontece o desenvolvimento mais marcante do cérebro?
O cérebro humano cresce aproximadamente 80%nos primeiros três anos de vida, que são considerados por vários especialistas como os mais importantes para estimular o potencial infantil.
Por que na primeira infância é tão importante os estímulos externos para o desenvolvimento infantil?
O estímulo na primeira infância tem a função de desenvolver as potencialidades das crianças e é realizado por meio de experiências, que chamamos de brincadeiras, é a construção de conhecimento de forma lúdica. As crianças são observadoras.