Porque a Ponte Rio-niterói foi interditada?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

A ponte Rio-Niterói — importante via de ligação da região metropolitana do Rio de Janeiro — foi interditada por volta das 18h30 da tarde desta segunda-feira (14/11) após um navio à deriva se chocar contra a estrutura.

Haroldo da Silva Amorim, de 41 anos, matou Bruna Araújo de Souza, de 31 anos, a tiros e golpes de marreta. Ele teria cometido o crime por não aceitar o fim da relação. Veja o vídeo: Haroldo da Silva Amorim, de 41 anos, se jogou da Ponte Rio-Niterói após os crimes.

A ponte Rio-Niterói balança? De acordo com a concessionária, a ponte não balança com os ventos. Até 2004, ela oscilava até 1 m para cima e para baixo, com rajadas entre 55 e 60 km/h, o que tornava mais comum o fechamento da via.

A ponte Rio-Niterói, que liga as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, foi uma das principais obras realizadas durante a ditadura brasileira. Construída entre os anos de 1969 e 1974, em pleno “milagre econômico”, a ponte tem o nome oficial do ditador Artur da Costa e Silva.

Inicialmente, tubos foram cravados no fundo do mar. Depois de concretados, estes tubos passaram a ser a sustentação da ponte. O processo de fundação da ponte começou nas ilhas flutuantes, ao fincar-se uma camisa metálica no fundo do mar. Um tubo de ar comprimido retirava a água do interior da camisa.

Sim, é possível ! Já houve,pelo menos, 1 caso de pessoa que pulou do vão central( salvo falha de memória, 70 m até o mar) e sobreviveu.

É proibido atravessar a ponte a pé, apenas se pode atravessar de carro, ônibus ou moto!

A Ecoponte ratifica que é proibido circular na Ponte de bicicleta ou a pé.

O trânsito de caminhões fica proibido de 2ª a 6ª feira das 5h às 21h e aos sábados das 10h às 14h, exceto feriados, nas seguintes vias e seus acessos: Av.

Noronha – Serviços de Engenharia S. A., do Rio de Janeiro. A execução das fundações e estruturas de concreto foi entregue a um consórcio de firmas brasileiras: Construções e Comércio Camargo Correa S. A., Construtora Rabelo S. A. e Construtora Mendes Junior S. A.

Os engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte de concreto foram Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz. O da ponte de aço foi o norte-americano James Graham.

Inaugurada em 4 de março de 1974, a maior ponte do Hemisfério Sul teve seu estudo de viabilidade financiado pela Finep. A obra é um marco da engenharia nacional e detém recordes importantes, como ter maior vão em viga contínua do mundo e ser uma das maiores pontes do planeta em volume espacial (área construída).

40 minutos

Tempo de travessia da Ponte Rio Niterói, sentido Niterói, é de 40 minutos. Veja mais em nosso boletim informativo!

Tempo de travessia da Ponte Rio-Niterói é de 18 minutos.

As famosas oscilações da ponte costumavam acontecer quando o vento superava os 55km/h. O balanço era proposital e evitava que a estrutura fosse danificada, mas assustava os motoristas e causava interdições. Em 2004, a adoção de um sistema de atenuantes criado pela COPPE/UFRJ diminuiu em 80% as oscilações.

De manhã, entre nove e onze horas e de tarde entre uma e quatro creio que seja o melhor para evitar muito trânsito.

Desde dezembro de 2020, a Ponte Rio-Niterói tem novas regras para passagem de caminhões. No sentido Rio de Janeiro, caminhões com dois eixos não podem trafegar das 4h às 10h nos dias úteis. Já os veículos de cargas com três ou mais eixos podem passar na Ponte todos os dias, exceto das 4h ao meio dia.

"O vento induz o carregamento da estrutura. Toda estrutura é elástica, qualquer estrutura balança com a ação do vento. Não há riscos à segurança.

É permitido o uso de quadriciclo na via, conforme resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT . "Quero ver falar que a tropa não atravessa a Ponte.

A Ponte Rio-Niterói tem um fluxo de veículos por dia, que é de, em média, 150 mil. Ela é a ligação mais rápida entre as duas áreas com alta densidade populacional da região metropolitana do estado.

Já o novo valor para motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas passa a ser R$ 3, enquanto automóveis e caminhonetes com semirreboque pagarão R$ 9.